INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 1 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 11

1 Palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor, dizendo:
2 Ouve as palavras deste pacto, e falarás aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém,
3 dizendo-lhes: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Maldito o homem que não ouvir as palavras deste pacto,
4 o qual ordenei a vossos pais no dia em que os trouxe para fora da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: Ouvi a minha voz e fazei todas as coisas que vos mandar. Deste modo, sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus,
5 para que eu possa confirmar o meu juramento que jurei a vossos pais, a fim de dar-lhes uma terra que mana leite e mel, como se vê neste dia. Então eu respondi, dizendo: Assim seja, Senhor.
6 E o Senhor disse-me: Lê estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, e diz-lhes: Ouvi as palavras desta aliança, e cumpri-as.
7 8 Mas não o fizeram.
9 E o Senhor falou-me: Uma conspiração se achou entre os homens de Judá e entre os moradores de Jerusalém.
10 Eles se desviaram para as iniquidades de seus antigos pais, os quais não quiseram ouvir as minhas palavras, indo atrás de deuses estranhos para os servirem. A casa de Israel e a casa de Judá quebraram o meu pacto, que fiz com seus pais.
11 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que irei trazer males sobre este povo, dos quais eles não serão capazes de livrar-se. Clamarão para mim, neste dia, mas não irei dar-lhes ouvidos.
12 Então as cidades de Judá e os moradores de Jerusalém deverão ir e clamar aos deuses a quem eles queimaram incenso, os quais não irão livrá-los no tempo de seus problemas.
13 Pois segundo o número das tuas cidades são os teus deuses, ó Judá! e de acordo com o número das ruas de Jerusalém tendes levantado altares para queimar incenso a Baal.
14 Todavia, tu, não ores por este povo e não intercedas por eles com oração e súplica, pois eu não irei ouvir no dia em que me invocarem, no dia da sua aflição.
15 Por que o meu amado tem forjado abominação na minha casa? Irão orações e oferendas sagradas retirar de ti a tua maldade, ou livrar-te-ás por essas coisas?
16 O Senhor tem chamado o teu nome Oliveira Justa, com uma bela aparência. Entretanto, junto com o barulho de sua poda, fogo veio contra ela. Grande é a aflição que veio sobre ti, e os teus rebentos se tornaram bons para nada.
17 O Senhor que te plantou pronunciou males contra ti, por causa da iniquidade da casa de Israel e da casa de Judá; por causa de tudo quanto eles têm feito contra si mesmos a fim de me provocarem à ira, queimando incenso a Baal.
18 Ó Senhor, ensina-me, para que eu possa entender. Então vi as suas práticas.
19 Entretanto, eu, como um cordeiro inocente sendo levado ao matadouro, não o sabia. Contra mim eles tramaram um plano maligno, dizendo: Vinde, coloquemos serragem em seu pão, e totalmente o arranquemos de sobre a terra dos vivos, para que o seu nome não seja mais lembrado!
20 Ó Senhor, justo Juiz, que provas os rins e os corações, faz-me ver a tua vingança sobre eles, pois a ti tenho declarado a minha causa.
21 Portanto, assim diz o Senhor acerca dos homens de Anatote que procuram a minha vida, os quais dizem: tu não profetizarás, de maneira alguma, em nome do Senhor; todavia, se o fizeres, morrerás por nossas mãos:
22 Eis que irei visitá-los. Os jovens morrerão à espada, e os seus filhos e as suas filhas morrerão de fome.
23 Não haverá remanescente algum deixado por eles. Pois trarei mal sobre os moradores de Anatote, no ano da sua visitação.

Nenhum comentário: