INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 1 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 12

1 Justo és, ó Senhor, a fim de que eu possa apresentar a minha defesa para ti. Sim, falar-te-ei de justiça. Por qual motivo o caminho dos ímpios prospera? por que estão florescendo todos os que lidam mui perfidamente?
2 Tu os plantaste e eles criaram raízes; geraram filhos e tornaram-se frutíferos. Estás próximo de sua boca, porém longe do seu coração.
3 Porém tu, Senhor, me conheces; provaste o meu coração diante de ti. Purifica-os para o dia do seu abate.
4 Até quando lamentará a terra e a erva do campo murchará por causa da maldade dos que nela habitam? Os animais e os pássaros estão totalmente destruídos, porquanto o povo disse: Deus não verá nossos caminhos.
5 Se correm os teus pés, fazem-te desfalecer. Como irás, então, preparar-te para montar em cavalos? Tens sido, por acaso, confiante na terra de tua paz? O que farás, portanto, no bramido do Jordão?
6 Porque até os teus irmãos e a casa de teu pai, até mesmo esses, se houveram aleivosamente contigo; eles levantaram a sua voz e estão reunidos com o fim de te perseguirem. Não ponhas neles a tua confiança, ainda que te falem palavras justas.
7 Tenho abandonado a minha casa, deixei a herança que me pertencia; entreguei a minha amada nas mãos de seus inimigos.
8 Minha herança tornou-se para mim como um leão numa floresta; ela soltou sua voz contra mim, pelo que a detestei.
9 Não é a minha herança para mim como a caverna de uma hiena? Não há uma caverna encobrindo-a? Ide, reuni todas as feras do campo, e que venham para devorá-la.
10 Muitos pastores destruíram a minha vinha, profanaram o meu quinhão e fizeram da minha porção desejável um deserto sem trilhas;
11 foi ela transformada numa completa ruína. Por minha causa toda a terra foi completamente arruinada, pois não há ninguém que se importe.
12 Os saqueadores estão vindo para cada passagem do deserto, porque a espada do Senhor devora desde uma extremidade da terra à outra. Nenhuma carne tem qualquer paz.
13 Semeiam trigo e colhem espinhos. Suas porções de nada lhes aproveitarão. Tende vergonha da vossa arrogância, por causa do opróbrio diante do Senhor!
14 Pois assim diz o Senhor acerca de todos os maus vizinhos que tocam na minha herança, a qual eu dividi para o meu povo Israel: Atrai-los-ei para longe da sua terra, e arrancarei Judá do meio deles.
15 E sucederá, depois que os tirar para fora, que eu irei voltar e terei misericórdia deles, fazendo com que habitem cada um na sua herança e cada um na sua terra.
16 E será que se de fato eles aprenderem o caminho do meu povo, jurando pelo meu nome e dizendo: Vive o Senhor! da mesma maneira como ensinaram o meu povo a jurar por Baal, então, deverá aquela nação ser edificada no meio do meu povo.
17 Todavia, se eles não se arrependerem eu desarraigarei essa nação com ruína e destruição.

Nenhum comentário: