INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 2 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 13

1 Assim diz o Senhor: Vai, adquire para ti um cinto de linho e põe-no sobre os teus lombos. Entretanto, que ele não seja colocado na água.
2 Assim, adquiri o cinto, conforme a palavra do Senhor, colocando-o sobre os meus lombos.
3 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
4 Toma o cinto que está sobre os teus lombos e ergue-te, vai ao Eufrates e esconde-o ali, na fenda duma rocha.
5 Então eu fui e escondi-o junto ao Eufrates, como o Senhor me ordenara.
6 E aconteceu, depois de muitos dias, que o Senhor me disse: Levanta-te, vai ao Eufrates e toma dali o cinto que te ordenei que escondesses naquele lugar.
7 Fui, portanto, ao Eufrates, escavei e tomei o cinto do lugar onde o havia enterrado; e eis que ele estava apodrecido, não servindo absolutamente para nada.
8 Então a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: Assim diz o Senhor:
9 Deste modo farei apodrecer a soberba de Judá e a soberba de Jerusalém,
10 o grande orgulho dos homens que não ouvem as minhas palavras e tem ido atrás de deuses estranhos para os servirem e adorá-los. Tornar-se-ão, eles, como este cinto que não pode ser usado para nada.
11 Porque assim como um cinto une-se aos lombos do homem, assim também eu fiz unir-se a mim a casa de Israel e toda a casa de Judá, a fim de que eles sejam, para mim, um povo afamado, um louvor e honra. Contudo, eles não me deram ouvidos.
12 Portanto, dirás a este povo: Todo odre se encherá de vinho. E virá a suceder, se eles disserem para ti: Não sabemos nós, com certeza, que todo odre se encherá de vinho? que lhes dirás:
13 Assim diz o Senhor: Eis que eu irei encher os habitantes desta terra e os seus reis, os filhos de Davi que estão assentados sobre o seu trono, e os sacerdotes, e os profetas, assim como Judá e todos os moradores de Jerusalém, de bebida forte.
14 Espalhá-los-ei, separando um homem de seu irmão, de seus pais e de seus filhos; não terei compaixão, diz o Senhor, não os pouparei nem terei piedade para salvá-los da destruição.
15 Escutai, dai ouvidos e não sede orgulhosos, porquanto o Senhor o disse.
16 Dai glória ao Senhor, vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos. Pois esperais pela luz, mas eis que a sombra da morte vem. Entretanto, eles serão levados para as trevas.
17 Portanto, se não derdes ouvidos vossa alma chorará em segredo por causa do orgulho que tendes, e os vossos olhos derramarão lágrimas, porque o rebanho do Senhor está extremamente ferido.
18 Dizei ao rei e aos príncipes: Humilhai-vos e assentai-vos, pois a coroa de glória foi removida da vossa cabeça.
19 As cidades ao sul foram fechadas e não há ninguém para abri-las, Judá foi levado para o cativeiro. Todos eles foram completamente removidos.
20 Levanta os teus olhos, ó Jerusalém, e vê os que vêm do norte. Onde está o rebanho que te foi dado, as ovelhas da tua glória?
21 O que irás dizer-lhes quando te visitarem? Porquanto lhes ensinastes lições para as usarem contra ti mesmo, não irão dores apoderar-se de ti como as de uma mulher em trabalho de parto?
22 E se disseres em teu coração: Por que tem essas coisas me acontecido? Por causa da abundância da tua iniquidade os teus vestidos foram levantados, para que os teus calcanhares permanecessem expostos.
23 Se o etíope mudar a cor da sua pele ou o leopardo as suas manchas, então poderias fazer o bem tendo aprendido o mal.
24 Por isto os espalhei como gravetos levados pelo vento para o deserto.
25 Assim tem sido a tua sorte e a recompensa da tua desobediência contra mim, diz o Senhor. Conforme te esqueceste de mim e confiaste em mentiras,
26 também eu irei levantar os teus vestidos sobre o teu rosto, e a tua vergonha deverá ser vista,
27 tal como o teu adultério, o teu relinchar e a frouxidão da tua prostituição. Nas colinas e nos campos eu tenho visto as tuas abominações. Ai de ti, ó Jerusalém, porquanto não foste purificada para seguir após mim! Por quanto tempo, ainda, deverá ser assim?

Nenhum comentário: