INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 2 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 16

1 Tu não tomarás uma esposa, diz o Senhor, Deus de Israel,
2 e não haverá filho nem filha nascido de ti neste lugar.
3 Porque assim diz o Senhor acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, e acerca das suas mães, das quais nasceram, e acerca dos pais que os têm gerado nesta terra:
4 Morrerão de morte dolorosa. Não serão pranteados nem sepultados. Hão de ser para um exemplo sobre a face da terra, e servirão de pasto para as feras da terra e para as aves do céu. Eles cairão à espada, e deverão ser consumidos pela fome.
5 Assim diz o Senhor: Não entreis na festa do seu luto, não os lamenteis nem pranteeis por eles, porquanto eu removi a minha paz deste povo.
6 Não chorareis por eles nem fareis cortes em vós mesmos por sua causa, nem por eles vos raspareis;
7 não haverá pão partido em luto, por causa deles, para consolação pelos mortos, nem darão um copo para que alguém beba, em consolação por seu pai ou sua mãe.
8 Não entrarás na casa do banquete para assentar-te com eles a comer e a beber.
9 Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que farei cessar deste lugar, diante de vossos olhos e em vossos dias, a voz de gozo e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa.
10 E sucederá, quando relatares a este povo todas estas palavras e eles te disserem: Por que o Senhor pronunciou contra nós todos esses males? Qual é a nossa iniquidade e qual é o nosso pecado que temos cometido diante do Senhor, nosso Deus?
11 que, então, lhes dirás: Isto vos acontece porque vossos pais me deixaram, diz o Senhor, indo atrás de outros deuses, e os serviram e adoraram. Todavia a mim me abandonaram, e não guardaram a minha lei.
12 Mas vós tendes pecado pior do que vossos pais, pois eis que andais, cada um, atrás das concupiscências de seu próprio coração maligno, de modo a não dar-me ouvidos.
13 Portanto, lançar-vos-ei fora desta boa terra, para uma terra que nem vós nem vossos pais conheceram, e servireis aos seus outros deuses, que de vós não terão nenhuma misericórdia.
14 Pois eis que vêm os dias, diz o Senhor, quando não mais dirão: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito.
15 mas sim: Vive o Senhor, que fez subir a casa de Israel da terra do norte e de todos os países para onde foram lançados! E eu os restaurei para a sua terra, que dei a seus pais.
16 Eis que eu lhes enviarei muitos pescadores, diz o Senhor, e eles irão pescá-los; e, depois disto, mandarei vir muitos caçadores, os quais os caçarão sobre todo o monte e sobre todo o outeiro, e até nas fendas das rochas.
17 Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos, e as suas iniquidades não se acham escondidas dos meus olhos.
18 Retribuirei os seus males duplamente, e os seus pecados nos quais eles profanaram a minha terra com os cadáveres das suas abominações, e com as suas iniquidades, pelas quais transgrediram contra a minha herança.
19 Ó Senhor, tu és a minha força e o meu socorro, o meu refúgio no dia do mal. A ti virão as nações, desde os confins da terra, dizendo: Quão vãos são os ídolos que nossos pais adquiriram para si mesmos! Pois não há nenhuma ajuda neles.
20 Deverá um homem fazer deuses para si mesmo, já que deuses eles não são?
21 Portanto, eis que neste momento irei manifestar-lhes a minha mão e lhes darei a conhecer o meu poder. E saberão que o meu nome é o Senhor.

Nenhum comentário: