INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 2 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 17

1, 2, 3, 4, 5 Maldito o homem que confia no homem para apoiar o seu braço de carne sobre ele, enquanto o seu coração se afasta do Senhor.
6 Será ele como a tamargueira no deserto selvagem. Não verá vir bem algum, porém deverá habitar em lugares áridos e desérticos, na terra salgada e que não é habitada.
7 Bendito, no entanto, é o homem que confia no Senhor e cuja esperança é posta no Senhor,
8 pois será como a árvore verdejante junto as águas, e lançará as suas raízes em direção a um lugar úmido. Não irá recear quando vier o calor, pois haverá sobre ele ramos umbrosos; não deverá temer em um ano de seca, nem deixará de dar frutos.
9 O coração é profundo além de todas as coisas, e assim é o homem. Quem poderá conhecê-lo?
10 O Senhor julga os corações e prova os pensamentos, a fim de retribuir a cada um segundo os seus caminhos e de acordo com os frutos de suas maquinações.
11 A perdiz profere a sua voz, ela reúne os ovos que não pôs. Assim é o homem que ganha as suas riquezas injustamente. No meio de seus dias elas o deixarão, e no fim de sua vida tornar-se-á um insensato.
12 Um trono exaltado de glória é o nosso santuário.
13 Ó Senhor, esperança de Israel, que todos os que te abandonaram fiquem envergonhados, que aqueles que se revoltaram contra ti tenham seus nomes escritos sobre a areia; porquanto abandonaram a fonte da vida, o Senhor.
14 Cura-me, ó Senhor, e serei curado; salva-me e serei salvo; pois tu és o meu orgulho.
15 Eis que eles me dizem: Onde está a palavra do Senhor? Trazei-a para nós.
16 Eu, porém, não me tenho cansado de seguir-te, nem tampouco desejei os caminhos do homem, tu o sabes. As palavras que saem dos meus lábios estão sempre diante da tua face.
17 Não sejas para mim um estranho, mas poupa-me no dia mau.
18 Que aqueles que me perseguem se envergonhem; eu, entretanto, não seja envergonhado. Que eles se assustem, todavia não seja eu assustado. Traze sobre eles o dia do mal, esmaga-os com redobrada destruição.
19 Assim diz o Senhor: Vai, e põe-te nas portas dos filhos do teu povo, pelas quais os reis de Judá entram e pelas quais eles saem, e em todas as portas de Jerusalém,
20 e dize-lhes: Ouvi a palavra do Senhor, vós, reis de Judá, toda a Judeia e toda Jerusalém, todos vós que entrais por estas portas.
21 Assim diz o Senhor: Acautelai-vos pelas vossas almas. Não tomeis cargas no dia de sábado e não entreis com elas pelas portas de Jerusalém.
22 Não tireis nenhuma carga para fora de vossas casas no dia de sábado, e nele não façais trabalho algum. Santificai o dia de sábado, conforme ordenei a vossos pais.
23 Contudo eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz mais do que seus pais fizeram, de modo a não ouvirem-me, para que não recebessem a correção.
24 Mas sucederá se vós me ouvirdes, diz o Senhor, a fim de não transportardes nenhuma carga através das portas desta cidade no dia de sábado, e para o santificardes de modo a não executar nele nenhum trabalho,
25 que entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes assentados no trono de Davi e montados em seus carros e cavalos, eles e os seus príncipes, os homens de Judá e os moradores de Jerusalém. E esta cidade será habitada para sempre.
26 Homens sairão das cidades de Judá, dos arredores de Jerusalém, da terra de Benjamim, das planícies, das regiões montanhosas e do sul trazendo holocaustos e sacrifícios, aromas, maná e incenso; trazendo louvor à casa do Senhor.
27 Todavia acontecerá, se não derdes ouvidos a mim para santificar o dia de sábado, a fim de não levar nenhuma carga nem entrar com ela pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, que, então, acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá as ruas de Jerusalém e não se apagará.

Nenhum comentário: