INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 2 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 18

1 A palavra que veio do Senhor a Jeremias,
2 dizendo: Ergue-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.
3 Então eu fui até a casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo um vaso sobre as pedras.
4 Porquanto o vaso que estava fazendo com as suas mãos caiu, fez ele outro vaso, conforme lhe pareceu bem fazê-lo.
5 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
6 Não serei capaz, ó casa de Israel, de fazer convosco conforme fez este oleiro? Eis que como o barro do oleiro assim sois vós nas minhas mãos.
7 Se eu pronunciar um decreto contra uma nação ou contra um reino, para cortá-los e destrui-los,
8 e aquela nação se converter de todos os seus pecados, então eu me arrependerei do mal que propus fazer contra eles;
9 e se eu pronunciar um decreto contra uma nação ou contra um reino, para reconstruir e para plantar,
10 e eles fizerem o mal diante de mim, de modo a não darem ouvidos a minha voz, então arrepender-me-ei do bem o qual falei que iria fazer-lhes.
11 Agora, pois, diz aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém: Eis que eu preparo males contra vós, e diviso contra vós um plano. Arrependei-vos, cada um, de seu mau caminho, mudando as vossas práticas.
12 Mas eles disseram: Portar-nos-emos como homens! Iremos buscar os nossos caminhos perversos e executar, cada um, os desejos de seu mau coração.
13 Portanto, assim diz o Senhor: Indague-se, agora, entre as nações: quem ouviu tais coisas horríveis como as que fez a virgem de Israel?
14 Deixarão os córregos refrescantes de fluir da rocha, ou faltará a neve do Líbano? Deverá a água, violentamente impelida pelo vento, voltar para trás?
15 Entretanto, o meu povo se esqueceu de mim. Ofereceram incenso em vão e erraram em suas veredas, deixando as trilhas antigas para entrarem em caminhos intransitáveis,
16 a fim de fazerem da sua terra uma desolação e motivo de perpétuos assobios. Todo aquele que passar por ela se espantará e meneará a cabeça.
17 Eu os espalharei diante de seus inimigos, como por um vento oriental; mostrar-lhes-ei o dia da sua ruína.
18 Então disseram: Vinde, e elaboremos um plano contra Jeremias. Pois a lei não haverá de faltar, vinda do sacerdote, nem o conselho do sábio nem a palavra do profeta. Vinde, vamos feri-lo com a nossa língua, e ouviremos o que ele tem a dizer.
19 Ouve-me, ó Senhor; ouve a voz da minha súplica,
20 porque o mal é dado em paga do bem. Têm eles forjado palavras contra a minha alma, ocultando o castigo que reservavam para mim. Lembra-te de que eu estava diante de ti para falar a favor deles, a fim de desviar deles a tua ira.
21 Entrega, portanto, seus filhos à fome e ajunta-os para o poder da espada; que as suas mulheres fiquem viúvas, sem filhos; sejam os seus maridos cortados pela morte e caiam os seus jovens à espada na guerra;
22 ouça-se um grito em suas casas, pois trarás sobre eles assaltantes, de repente. Porquanto elaboraram um plano para tomar-me, e para mim esconderam armadilhas.
23 Mas tu, ó Senhor, conheces todo o seu conselho mortal contra mim. Não tenhas por inocentes as suas iniquidades nem apagues os seus pecados de diante de ti. Que a sua fraqueza apareça à tua frente. Lida com eles no tempo da tua ira.

Nenhum comentário: