INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 19

1 Então, disse-me o Senhor: Vai, apanha um vaso de barro, do trabalho do oleiro, e trarás alguns dos anciãos do povo e dos sacerdotes;
2 e sairás para o vale da sepultura do filho de Hinom, a qual está na entrada da porta do Oleiro. E irás ler, naquele lugar, todas as palavras que eu te direi.
3 E dir-lhes-ás: Ouvi a palavra do Senhor, vós, reis de Judá e homens de Judá, moradores de Jerusalém e todos vós que entrais por estas portas. Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que eu trarei um mal sobre este lugar, de modo que os ouvidos de todo aquele que o ouvir formigarão.
4 Porquanto me deixaram e profanaram a este lugar, queimando incenso nele a deuses estranhos que eles e seus pais não conheceram. Os reis de Judá encheram este lugar com sangue inocente,
5 construindo lugares altos para Baal a fim de queimarem os seus filhos no fogo, coisas essas que eu não ordenei, nem tampouco meditei-as em meu coração.
6 Portanto eis que vêm os dias, diz o Senhor, nos quais este lugar não se chamará mais a Queda, nem o vale da sepultura do filho de Hinom, mas o vale da sepultura dos Abatidos.
7 Eu destruirei o conselho de Judá e o conselho de Jerusalém neste lugar; derrubá-los-ei com a espada diante de seus inimigos, e pela mão dos que procuram as suas vidas, e darei os seus cadáveres para servirem de alimento às aves do céu e às feras da terra.
8 Farei desta cidade uma desolação, e torná-la-ei objeto de assobio. Todo aquele que por ela passar zombará e assobiará, por causa de toda a sua praga.
9 Eles comerão a carne de seus filhos e a carne de suas filhas; comerá cada um a carne do seu próximo, no bloqueio e no cerco com que seus inimigos a apertarão.
10 Então tu quebrarás o vaso à vista dos homens que saem contigo,
11 e lhes dirás: Assim diz o Senhor: Deste modo quebrarei em pedaços a este povo e a esta cidade, do mesmo modo como um vaso de barro é quebrado em pedaços que não podem ser novamente juntados.
12 Assim farei, diz o Senhor, a este lugar e aos seus moradores, para que esta cidade seja abandonada como uma que está caindo em ruínas.
13 Então as casas de Jerusalém e as casas dos reis de Judá serão como um lugar arruinado, por causa de suas imundícies, em todas as casas nas quais queimavam incenso sobre os seus telhados para todo o exército dos céus, e derramavam libações a deuses estranhos.
14 E Jeremias veio do local da Queda, para onde o Senhor o havia enviado a profetizar. Ficou ele em pé no pátio da casa do Senhor, e disse a todo o povo: Assim diz o Senhor:
15 Eis que eu trarei sobre esta cidade, sobre todas as cidades que lhe pertencem e sobre as suas aldeias, todos os males que falei contra ela; porquanto endureceram a sua cerviz para não darem ouvidos aos meus mandamentos.

Nenhum comentário: