INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 20

1 Ora, Pasur, filho de Imer, o sacerdote, o qual havia sido nomeado chefe da casa do Senhor, ouviu Jeremias profetizar estas palavras.
2 Então ele o feriu, e o lançaram na cisterna junto à porta da casa superior, que era separada e estava ao lado da casa do Senhor.
3 Depois disto, Pasur tirou Jeremias da cisterna; e ele lhe disse: O Senhor não mais chama o teu nome Pasur, mas Exílio.
4 Porque assim diz o Senhor: Eis que eu te entregarei ao cativeiro com todos os teus amigos. Eles cairão pela espada de seus inimigos, e teus olhos o verão. Entregá-los-ei e a todo o Judá nas mãos do rei de Babilônia, e eles irão levá-los cativos, e os cortarão em pedaços com as suas espadas.
5 Entregarei toda a abundância desta cidade, todas as suas obras e todos os tesouros do rei de Judá nas mãos de seus inimigos, que irão levá-los para a Babilônia.
6 Tu e os que habitam em tua casa ireis para o cativeiro, e morrerás na Babilônia. E, lá, tu e todos os teus amigos serão sepultados, aqueles para quem profetizaste mentiras.
7 Tu me enganaste, ó Senhor, e eu tenho sido enganado. Tens sido forte e tens prevalecido. Tornei-me alvo de chacota e sou constantemente ridicularizado, todos os dias.
8 Portanto, rir-me-ei com o meu discurso amargo, clamando rebelião e miséria. A palavra do Senhor tornou-se um opróbrio para mim e um escárnio por todos os meus dias.
9 Então, eu disse: Não mais mencionarei o nome do Senhor, nunca mais falarei no seu nome. Todavia isto tornou-se um fogo ardendo em chamas nos meus ossos. Estou totalmente enfraquecido, por todos os lados, e não posso mais suportá-lo.
10 Porquanto ouvi o escárnio de muitos, reunidos ao meu redor, dizendo: Façamos uma conspiração e vamos, juntos, conspirar contra ele, até mesmo todos os seus amigos; vigiemos suas intenções a fim de ver se poderá ser enganado, para prevalecermos contra ele. E vingar-nos-emos dele!
11 Contudo o Senhor está comigo como um poderoso homem de guerra; portanto perseguiram-me, mas não conseguiram encontrar qualquer coisa contra mim. Foram muito confundidos, porque não conheceram a sua desgraça, que jamais será esquecida.
12 Ó Senhor, que provas as obras justas, conhecendo as entranhas e os corações! Que eu veja a tua vingança sobre eles, pois a ti revelei a minha causa.
13 Cantai ao Senhor, cantai louvores a ele, pois livrou a alma do necessitado das mãos dos malfeitores.
14 Maldito o dia em que nasci, o dia em que a minha mãe me deu à luz. Que ele não seja abençoado. 
15 Maldito o homem que deu as boas-novas ao meu pai, dizendo: Uma criança, um menino, nasceu para ti!
16 Que aquele homem se torne como as cidades que o Senhor destruiu na sua ira, sem arrepender-se. Ouça ele um choro pela manhã e grande lamentação ao meio-dia.
17 Por que não me matou ele na madre, tornando-se a minha mãe o meu túmulo, acolhendo-me o seu ventre para sempre?
18 Por que saí da madre a fim de ver problemas e angústias, e os meus dias são consumidos em vergonha?

Nenhum comentário: