INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 15 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 22

1 Assim diz o Senhor: Vai, desce à casa do rei de Judá e anuncia-lhe, ali, esta palavra,
2 dizendo: Ouvi a palavra do Senhor, ó rei de Judá, que te assentas no trono de Davi, tu e a tua casa, o teu povo e os que entram por estas portas.
3 Assim diz o Senhor: Exercei o juízo e a justiça, resgatai o espoliado da mão daquele que lhe faz mal, e não oprimais o estrangeiro, o órfão e a viúva; não pequeis nem derrameis nenhum sangue inocente neste lugar.
4 Se realmente cumprirdes essa palavra, então entrarão pelas portas desta casa reis que se assentem no trono de Davi, sobre carros e montados em cavalos, eles, seus servos e o seu povo.
5 Porém, se não cumprirdes estas palavras por mim mesmo jurei, diz o Senhor, que desta casa deverá ser feita uma desolação.
6 Porque assim diz o Senhor acerca da casa do rei de Judá: Tu és para mim Gileade e a cabeça do Líbano, mas por certo que farei de ti um deserto e cidades que não serão habitadas.
7 Trarei sobre ti um homem destruidor com o seu machado. Eles cortarão os teus cedros escolhidos, e lançá-los-ão no fogo.
8 As nações passarão por esta cidade, e cada um deles deverá dizer ao seu companheiro: Por que fez o Senhor assim com esta grande cidade?
9 E responderão: Porquanto deixaram o pacto do Senhor seu Deus, e adoraram a outros deuses e os serviram.
10 Não choreis pelo que morre, nem por ele lamenteis; chorai amargamente por aquele que vai embora, porque não voltará nem verá mais a sua terra natal.
11 Pois assim diz o Senhor a respeito de Salum, filho de Josias, que reina no lugar de Josias, seu pai, o qual já tem saído deste lugar: Ele não voltará mais para cá;
12 contudo, naquele lugar para onde o tenho levado cativo ali morrerá, e não verá mais esta terra,
13 assim como todo aquele que constrói a sua casa, mas não com justiça, e os seus aposentos superiores, mas não com julgamento; que faz o seu vizinho trabalhar para ele em troca de nada, e de modo algum lhe dá o seu pago.
14 Tens construído para ti mesmo uma casa bem proporcionada, com câmaras espaçosas, equipada com janelas, forrada com cedro e pintada de vermelhão.
15 Reinarás tu, porquanto tens feito provocações juntamente com o teu pai Acaz? Todavia, não comerão eles nem beberão? Melhor é para ti praticares o juízo e a justiça.
16 Eles, porém, não compreenderam, não julgaram a causa do aflito nem a causa dos pobres. Porventura não é assim porque não me conheces? diz o Senhor.
17 Eis que os teus olhos não são bons nem o teu coração, porquanto eles vão atrás da tua ganância e do sangue inocente para derramá-lo, e de atos de injustiça e de abate para cometê-los.
18 Portanto, assim diz o Senhor a respeito de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, a respeito deste homem: Por ele não se lamentarão, dizendo: Ah, irmão! Nem chorarão por ele, de maneira alguma, para dizer: Ai, Senhor!
19 Será ele enterrado com o enterro de um asno, arrastá-lo-ão sem cuidado e o lançarão fora dos portões de Jerusalém.
20 Sobe ao Líbano e chora; profere a tua voz em Basã, e clama em alta voz para a extremidade do mar, pois todos os teus amantes estão destruídos.
21 Eu te falei quando da tua transgressão, mas disseste: Não escutarei. Esse tem sido o teu caminho desde a tua mocidade, e não deste ouvidos à minha voz.
22 O vento tenderá todos os teus pastores, e os teus amantes irão em cativeiro. Então serás envergonhada e confundida por causa de todos os teus amantes.
23 Ó tu, que habitas no Líbano, fazendo o teu ninho nos cedros! Gemerás forte quando as dores, como de mulher de parto, vierem sobre ti.
24 Como eu vivo, diz o Senhor, ainda que Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, fosse de fato o selo da minha mão direita, dali eu o arrancaria!
25 Entregar-te-ei nas mãos dos que procuram a tua vida, dos quais sentes temor, nas mãos dos caldeus;
26 lançar-te-ei, a ti e a tua mãe que te deu à luz, em uma terra onde não nasceste, e ali morrerás.
27 Contudo eles não deverão retornar, de modo algum, à terra que tanto desejam em suas almas.
28 Jeconias está desonrado como um vaso inútil, pois foi lançado fora e atirado em uma terra que não conhecia.
29 Terra, terra, ouve a palavra do Senhor!
30 Registrai este homem como um pária, pois nenhum dos seus descendentes crescerá para assentar-se no trono de Davi, ou como um príncipe em Judá.

Nenhum comentário: