INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 26

1 No princípio do reinado do rei Joaquim, filho de Josias, veio esta palavra do Senhor.
2 Assim diz o Senhor: Põe-te no átrio da casa do Senhor e declara a todos os judeus, e aos que vêm adorar na casa do Senhor, todas as palavras que te ordenei falar-lhes; não omitas nem uma só palavra.
3 Porventura ouvirão e se converterão, cada um, do seu mau caminho. Então eu desistirei dos males que intento causar-lhes por causa de suas más práticas.
4 E dirás: Assim diz o Senhor: Se vós não me derdes ouvidos para andardes nos meus estatutos, que pus diante de vós,
5 a fim de ouvirdes as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos enviei desde o início da manhã (sim, eu os enviei, porém, não me ouvistes);
6 então farei esta casa como Silo, e desta cidade uma maldição para as nações de toda a terra.
7 E os sacerdotes, os falsos profetas e todo o povo ouviram Jeremias falando estas palavras na casa do Senhor.
8 E aconteceu, quando Jeremias acabou de falar tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado que dissesse a todo o povo, que os sacerdotes, os falsos profetas e todo o povo lançaram mão dele, dizendo:
9 Hás de morrer, porquanto tens profetizado em nome do Senhor, dizendo: Esta casa será como Silo, e esta cidade tornar-se-á completamente destituída de habitantes. E todo o povo reuniu-se contra Jeremias na casa do Senhor.
10 Os príncipes de Judá ouviram essa palavra, e subiram da casa do rei à casa do Senhor, assentando-se à entrada da porta nova.
11 Então os sacerdotes e os falsos profetas disseram aos príncipes e a todo o povo: Julgamento de morte é devido a este homem, porquanto profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos próprios ouvidos.
12 E Jeremias falou com os príncipes e com todo o povo, dizendo: O Senhor enviou-me para profetizar contra esta casa, e contra esta cidade, todas as palavras que ouvistes.
13 Agora, pois, consertai os vossos caminhos e as vossas obras, e ouvi a voz do Senhor; e o Senhor desistirá dos males que falou contra vós.
14 Eis que estou em vossas mãos, fazei de mim como vos parecer conveniente e como melhor for para vós.
15 No entanto eu sei, com certeza, que se me matardes trareis sangue inocente sobre vós e sobre esta cidade, e contra os que nela habitam; pois, na verdade, o Senhor enviou-me a vós para falar em vossos ouvidos todas estas palavras.
16 Então os príncipes e todo o povo disseram aos sacerdotes e aos falsos profetas: Sentença de morte não se deve dar a este homem, pois ele nos falou em nome do Senhor, nosso Deus.
17 E levantaram-se homens dos anciãos da terra, e falaram a toda a assembleia do povo:
18 Miquéias, o morastita, que viveu nos dias de Ezequias, rei de Judá, disse a todo o povo de Judá: Assim diz o Senhor: Sião será lavrada como um campo e Jerusalém se tornará uma desolação. E a montanha da casa deverá tornar-se um emaranhado de árvores.
19 Terá acontecido que Ezequias e todo o Judá, de alguma maneira, o mataram? Não sucedeu, ao contrário, que temeram ao Senhor e fizeram súplicas diante dele, desistindo o Senhor dos males que falara contra eles? Entretanto, temos feito um grande mal contra as nossas próprias almas.
20 Havia, ainda, um outro homem que profetizava em nome do Senhor, Urias, filho de Semaías, de Quiriate-Jearim. Profetizou ele contra esta terra, conforme todas as palavras de Jeremias.
21 Naquele tempo o rei Joaquim e todos os príncipes ouviram as suas palavras, e procuravam matá-lo; entretanto Urias o ouviu, e foi para o Egito.
22 Então o rei enviou alguns homens ao Egito,
23 e trouxeram-no de lá, conduzindo-o para o rei. E este o feriu com a espada, lançando-o no sepulcro dos filhos do seu povo.
24 No entanto, a influência de Aicão, filho de Safã, estava com Jeremias a fim de evitar que ele fosse entregue nas mãos do povo, ou para que fosse morto.

Nenhum comentário: