INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 31

1 Naquele tempo, diz o Senhor, serei Deus para a família de Israel, e eles serão o meu povo.
2 Assim diz o Senhor: Eu o encontrei, mui quente, no deserto, com os que foram mortos à espada. Ide-vos, e não destruí a Israel!
3 O Senhor apareceu-lhe de longe, dizendo: Amei-te com um amor eterno, por isso te atraí com compaixão.
4 Portanto, edificar-te-ei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda tomarás teu tamborim, e irás adiante com o ajuntamento dos que se alegram;
5 pois tendes plantado vinhas nos montes de Samaria. Plantai, e louvai!
6 Virá o dia em que aqueles que pleiteiam nos montes de Efraim clamarão, dizendo: Levantai-vos e subamos a Sião, ao Senhor teu Deus!
7 Porque assim diz o Senhor a Jacó: Alegrai-vos e exultai sobre a cabeça das nações; fazei uma proclamação e louvai, dizendo: O Senhor livrou o seu povo, o restante de Israel.
8 Eis que eu irei trazê-los desde o norte; reuni-los-ei desde os confins da terra para a Festa da Páscoa, povo tal que deverá ser uma grande multidão. E voltarão para cá.
9 Saíram com choro, mas irei trazê-los de volta com consolação, guiando-os para alojarem-se à beira de ribeiros de águas, por um caminho direito. Eles não deverão errar nele, porquanto tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o o meu primogênito.
10 Ouvi a palavra do Senhor, vós, nações, proclamando-a nas ilhas mais longínquas. Dizei: O que espalhou a Israel também irá reuni-lo, e sustentá-lo-á como aquele que alimenta o seu rebanho.
11 Pois o Senhor resgatou a Jacó, salvou-o da mão dos que eram mais fortes do que ele.
12 Virão e se alegrarão no monte de Sião; virão para as boas coisas do Senhor, para uma terra de trigo, vinho, frutas, gado e ovelhas; a sua alma será como uma árvore frutífera, e eles não terão fome jamais.
13 Então as virgens se alegrarão na assembleia dos jovens, e os homens idosos se regozijarão. Tornarei o seu pranto em alegria, fá-los-ei felizes.
14 Alargarei e farei regozijar com o vinho a alma dos sacerdotes, os filhos de Levi, e o meu povo se fartará dos meus bens. Assim diz o Senhor.
15 Uma voz se ouviu em Ramá, de lamentação, choro e pranto: Raquel não cessa de chorar por seus filhos, porquanto eles já não existem.
16 Assim diz o Senhor: Que a tua voz cesse de chorar, e os teus olhos de verterem lágrimas, pois há uma recompensa para as tuas obras, e eles voltarão da terra dos teus inimigos;
17 haverá um lar permanente para os teus filhos.
18 Ouvi o som de Efraim, lamentando-se e dizendo: Tu me corrigiste, e fui castigado. Porque eu, como um bezerro, não sou de bom grado ensinado. Faz-me converter, e serei convertido; pois tu és o Senhor, meu Deus.
19 Porquanto, depois de meu cativeiro arrependi-me; depois que o entendi, gemi pelo dia da vergonha, e fiz ver-te que eu trazia o opróbrio da minha mocidade.
20 Efraim é um filho amado, uma criança em quem me deleito, pois as minhas palavras estão nele; eu, certamente, irei lembrar-me dele. Portanto, apresso-me para ajudá-lo. Deveras dele me compadecerei, diz o Senhor.
21 Prepara-te, ó Sião, executa a vingança. Olha para os teus caminhos. Volta, ó virgem de Israel, pelo caminho por onde andaste; retorna, com lamentação, para as tuas cidades.
22 Até quando, ó filha desonrada, desviar-te-ás? Porque o Senhor criou segurança para um novo plantio, e os homens andarão em paz.
23 Pois assim diz o Senhor: Eles ainda falarão esta palavra na terra de Judá e nas suas cidades, quando eu mudar o seu cativeiro: Bendito seja o Senhor na sua justa montanha sagrada!
24 Haverá moradores nas cidades de Judá e em toda a sua terra, habitando junto com o lavrador; e o pastor sairá com o seu rebanho.
25 Pois tenho saciado cada alma sedenta e preenchido toda alma faminta.
26 Portanto, acordei e olhei; e o meu sono fora doce para mim.
27 Eis que vêm os dias, diz o Senhor, quando irei semear a casa de Israel e a casa de Judá com a semente do homem e a semente do animal.
28 E sucederá que como eu olhei para eles a fim de derrubar e afligir, assim velarei sobre eles para edificar e plantar, diz o Senhor.
29 Naqueles dias, eles, com certeza, não irão dizer: Os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos embotaram-se.
30 Entretanto cada um morrerá no seu próprio pecado, e os dentes daquele que come uvas verdes é que ficarão embotados.
31 Eis que vêm os dias, diz o Senhor, nos quais farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá,
32 não conforme o pacto que fiz com vossos pais no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egito; pois eles não permaneceram no meu pacto, e eu não tive por eles consideração, diz o Senhor.
33 Porque esta é a minha aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: irei, certamente, pôr as minhas leis na sua mente, e as escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
34 Não mais ensinarão, cada um deles, de nenhuma maneira, ao seu concidadão, e cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor. Porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o seu maior. Porquanto eu serei misericordioso para com as suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.
35 Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia, a lua e as estrelas para luz da noite, e faz surgir um rugido no mar, de modo que bramem as suas ondas (o Senhor dos exércitos é o seu nome):
36 Se estas ordenanças cessarem diante de mim, diz o Senhor, então a família de Israel deixará de ser uma nação diante de mim, para sempre.
37 Ainda que o céu seja levantado a uma altura maior, diz o Senhor, e o chão da terra se afunde mais para abaixo, ainda assim eu não rejeitarei a família de Israel, diz o Senhor, por tudo o que eles têm feito.
38 Eis que vêm os dias, diz o Senhor, quando a cidade será reedificada para o Senhor, desde a torre de Hananeel à porta da Esquina,
39 e a sua medida estender-se-á para a frente, alcançando as colinas de Garebe, sendo rodeada de um muro circular de pedras escolhidas.
40 E toda a Asaremote, até Naal-Cedrom e alcançando a esquina da porta dos Cavalos, para o leste, será santificada para o Senhor. Não cairá jamais, e não será destruída para sempre.

Nenhum comentário: