INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 36

1 No quarto ano de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2 Toma o rolo de um livro e escreve nele todas as palavras que eu te hei falado contra Jerusalém, contra Judá e contra todas as nações, desde o dia em que te falei, desde os dias de Josias, rei de Judá, até este dia.
3 Talvez a casa de Judá irá ouvir todos os males que intento fazer-lhes, para que se convertam do seu mau caminho; e por causa disso eu serei misericordioso para com as suas iniquidades e os seus pecados.
4 Então Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias, e ele escreveu, ouvindo-as da boca de Jeremias, todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha falado, no rolo de um livro.
5 Jeremias deu ordem a Baruque, dizendo: Estou na prisão, não posso entrar na casa do Senhor.
6 Por este motivo tu lerás neste rolo aos ouvidos do povo, na casa do Senhor, no dia do jejum, e aos ouvidos de todo o Judá, de todos os que vem das suas cidades; para eles as lerás.
7 Porventura sua súplica virá perante o Senhor e eles irão se converter dos seus maus caminhos, porque grande é o furor e a ira do Senhor que ele tem manifestado contra este povo.
8 Então fez Baruque de acordo com tudo o que Jeremias lhe ordenara, lendo no livro as palavras do Senhor, na casa do Senhor.
9 E sucedeu, no oitavo ano do rei Joaquim, no nono mês, que todo o povo em Jerusalém, como também a casa de Judá, apregoaram um jejum diante do Senhor.
10 E Baruque leu no livro, na casa do Senhor, na casa de Gemarias, filho de Safã, o escriba, no átrio superior, à entrada da porta nova da casa do Senhor, as palavras de Jeremias aos ouvidos de todo o povo.
11 Micaías, filho de Gemarias, filho de Safã, ouviu todas as palavras do Senhor, lidas do livro,
12 e desceu à casa do rei e à câmara do escriba; e eis que estavam ali assentados todos os príncipes: Elisama, o escriba, Delaías, filho de Semaías, Elnatã, filho de Acbor, Gemarias, filho de Safã, e Zedequias, filho de Hananias; todos os príncipes.
13 Micaías relatou-lhes todas as palavras que tinha ouvido Baruque ler aos ouvidos do povo.
14 Então todos os príncipes enviaram a Baruque, filho de Nerias, a Jeudi, filho de Netanias, filho de Selemias, filho de Cusi, dizendo-lhe: Toma na tua mão o rolo em que lês aos ouvidos do povo, e vem. E Baruque tomou o rolo, descendo para eles.
15 E eles lhe disseram: Lê de novo, em nossos ouvidos. E Baruque leu.
16 Sucedeu que ouvindo eles todas as palavras, tomaram conselho cada um com o seu próximo, e disseram: Relatemos ao rei, sem demora, todas estas palavras.
17 E interrogaram a Baruque, dizendo: Onde escreveste todas essas palavras?
18 E Baruque respondeu: Jeremias disse-me, de sua própria boca, todas essas palavras e eu as escrevi em um livro.
19 Então disseram a Baruque: Vai e esconde-te, tu e Jeremias; e que nenhum homem saiba onde estais.
20 E foram ter com o rei no átrio, entregando o rolo para que um deles o guardasse na câmara de Elisama; e fizeram saber ao rei todas as palavras.
21 Então o rei enviou a Jeudi para trazer o rolo, e ele o trouxe da casa de Elisama; e Jeudi leu aos ouvidos do rei e aos ouvidos de todos os príncipes que estavam ao redor do rei.
22 Ora, o rei estava assentado na casa de inverno, e havia fogo na lareira à sua frente.
23 E sucedeu, quando Jeudi tinha lido três ou quatro folhas, que ele cortou o livro com um canivete, lançando-o no fogo que havia no braseiro, até que todo o rolo se consumiu no fogo que estava sobre o braseiro.
24 Portanto o rei e os seus servos que ouviram todas aquelas palavras não buscaram ao Senhor, e não rasgaram as suas vestes.
25 Pelo contrário, Elnatã e Gemarias sugeriram ao rei que ele deveria queimar o rolo.
26 O rei ordenou a Jerameel, o filho do rei, e a Seraías, filho de Azriel, prenderem Baruque e Jeremias; entretanto, eles estavam escondidos.
27 Então a palavra do Senhor veio a Jeremias, depois que o rei tinha queimado o rolo com todas as palavras que Baruque escrevera da boca de Jeremias, dizendo-lhe:
28 Toma, novamente, outro rolo e escreve nele todas as palavras que estavam no rolo que o rei Jeoaquim queimou.
29 E lhe dirás: Assim diz o Senhor: Tu queimaste este rolo, dizendo: Por que escreveste nele, e disseste que o rei de Babilônia certamente virá e destruirá esta terra, e tanto o homem quanto o gado deverão desaparecer dela?
30 Portanto, assim diz o Senhor a respeito de Jeoaquim, rei de Judá: Ele não deverá ter um homem para sentar-se no trono de Davi, e o seu cadáver será lançado fora, no calor do dia e na geada da noite.
31 Visitá-lo-ei, e a sua família, e aos seus servos, trazendo sobre ele, sobre os moradores de Jerusalém e sobre a terra de Judá todos os males que lhes anunciei, e que não ouviram.
32 Então Baruque tomou outro rolo e escreveu nele, da boca de Jeremias, todas as palavras do livro que Jeoaquim tinha queimado; e houveram ainda mais palavras adicionadas a ele, além das primeiras.

Nenhum comentário: