INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 7 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 1

1 Aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que eu estava entre os que foram para o cativeiro, junto ao rio Quebar. Os céus se abriram, e eu tive visões de Deus.
2 No quinto dia do mês, e era este o quinto ano do cativeiro do rei Joaquim,
3 veio a palavra do Senhor a Ezequiel, o sacerdote, filho de Buzi, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar; e a mão do Senhor estava sobre mim.
4 Olhei, e eis que um vento arrasador vinha do norte, com uma grande nuvem. Havia um resplendor ao redor dela, e reluzente fogo; e, em meio a isso, uma aparência de âmbar dentro do fogo, a qual brilhava.
5 E, no seu meio, como se fosse a semelhança de quatro seres viventes. E era esta a sua aparência: tinham, neles, a semelhança de um homem.
6 Cada um deles tinha quatro faces, como também, cada um, quatro asas.
7 As suas pernas eram retas, e os seus pés tinham asas. Deles saiam faíscas como de reluzente bronze, e as suas asas eram leves.
8 Mãos de homens estavam sob as suas asas, aos quatro lados.
9 Os rostos dos quatro não se viravam quando andavam; eles iam, todos, para a sua frente.
10 A semelhança dos seus rostos era a do rosto de um homem. Também tinham, os quatro, um rosto de leão ao lado direito, um rosto de bezerro ao lado esquerdo, e também um rosto de águia, todos os quatro.
11 Os quatro tinham as suas asas estendidas acima; cada um tinha duas delas unidas entre si, e duas que cobriam os seus corpos.
12 Cada qual andava para adiante: aonde quer que o espírito estava indo iam eles, e não se voltavam.
13 Havia no meio das criaturas viventes uma semelhança como de brasas de fogo, tal como uma aparência de tochas revolvendo-se entre as criaturas viventes, com o brilho do fogo; e do fogo saiam relâmpagos.
14, 15 Então olhei, e eis que os quatro tinham, cada um, uma roda no chão, perto das criaturas viventes.
16 O aspecto das rodas era como o do berilo, e as quatro tinham a mesma aparência. A sua estrutura era como se estivera uma roda dentro de outra roda.
17 Elas moviam-se para os seus quatro lados. Não se viravam quando iam,
18 nem as suas partes traseiras voltavam-se, e eram altas. Olhei para elas, e as partes traseiras das quatro estavam cheias de olhos ao redor.
19 Quando as criaturas viventes andavam, andavam as rodas ao lado delas; e quando as criaturas viventes elevavam-se da terra, as rodas também eram elevadas.
20 Para onde a nuvem fosse o espírito estava pronto para ir; as rodas iam e elevavam-se com eles, porque o espírito de vida estava nas rodas.
21 Quando eles andavam, andavam as rodas; e, quando paravam, paravam as rodas. Quando eles se elevavam da terra, eram também elas elevadas junto com eles; porque o espírito de vida estava nas rodas.
22 A semelhança por cima das cabeças das criaturas viventes era como um firmamento, como a semelhança de cristal espalhando-se sobre as suas asas, no alto.
23 Suas asas estendiam-se debaixo do firmamento, tocando um a do outro; e duas asas para cada um, cobrindo seus corpos.
24 Ouvi o ruído das suas asas quando eles iam, como o som de muitas águas; e quando eles paravam as suas asas eram abaixadas.
25 E eis uma voz vinda de cima do firmamento,
26 o qual estava sobre as suas cabeças. Havia nele como a aparência de uma pedra de safira, a semelhança de um trono, em cima dele. Sobre a semelhança do trono havia uma semelhança como a de um homem, no alto.
27 Vi como que se fosse uma aparência de âmbar desde a semelhança dos lombos para cima, e desde a semelhança dos lombos para baixo uma aparência de fogo. E o seu resplendor, que estava ao redor.
28 Como o aspecto do arco-íris que aparece nas nuvens em um dia da chuva, assim era a forma do resplendor ao redor.

Nenhum comentário: