INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 16

1 Depois disso, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2 Filho do homem, testemunha à Jerusalém a respeito de suas iniquidades;
3 e dirás: Assim diz o Senhor a Jerusalém: Tua raiz e o teu nascimento foram da terra de Canaã; teu pai era amorreu, e a tua mãe hetéia.
4 Quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não foi atado o teu umbigo, não foste lavada com água nem salgada com sal, nem foste envolvida em tiras de panos.
5 Não teve, nenhum olho, piedade de ti para fazer-te qualquer uma dessas coisas, afeiçoando-se por ti. Foste, entretanto, lançada fora na face do campo, por causa da tua deformidade, no dia em que nasceste.
6 Passando eu por ti observei-te, poluída no teu sangue; e falei-te: Que a tua vida surja de teu sangue.
7 Cresce! Eu te tenho feito como a erva que brota do campo. Então te engrandeceste e cresceste, e entraste em grandes cidades. Os teus seios foram formados e o teu cabelo aumentou, ainda que estavas nua e descoberta.
8 Passei eu por junto de ti, vi-te, e eis que era o teu tempo, um tempo de folgar. Então abri as minhas asas sobre ti encobrindo a tua vergonha, e fiz-te um juramento. Entrei em aliança contigo, diz o Senhor, e ficaste sendo minha.
9 Eu lavei-te com água, lavei-te do teu sangue, ungindo-te com óleo.
10 Também te vesti de roupas bordadas, e com roupas interiores de púrpura, cingi-te com linho fino e te vesti de seda.
11 E enfeitei-te com adornos, pus braceletes nas tuas mãos e um colar no teu pescoço.
12 Também pus-te um pendente na narina, arrecadas nas orelhas e uma coroa de glória na tua cabeça.
13 Assim foste ornada, de ouro e de prata. O teu vestido foi de linho fino, de seda e de obra variegada. E comeste a flor de farinha, o azeite e o mel, tornando-te formosa ao extremo.
14 O teu nome divulgou-se entre as nações por causa da tua formosura, pois eras aperfeiçoada na tua elegância e no esplendor que eu pusera sobre ti, diz o Senhor.
15 Mas tiveste confiança na tua formosura e foste prostituir-te, por causa da tua fama; e derramaste a tua prostituição em cada transeunte.
16 Tomaste das tuas vestes e te fizeste ídolos bordados, indo prostituir-te após eles. Portanto, nunca mais o farás, nem tal coisa haverá de suceder.
17 Também tomaste os teus lindos ornamentos, feitos com o meu ouro e a minha prata, das coisas que eu te dei, e fizeste para ti imagens de homens, prostituindo-te com elas;
18 e tomaste o teu vestuário de obra variegada e as revestiste com ele; e puseste diante delas o meu azeite e o meu incenso.
19 Tomaste, ainda, do meu pão que te dei (sim, pois eu te sustentava com farinha, azeite e mel) e o puseste diante delas em aroma suave. Foi assim mesmo que fizeste, diz o Senhor.
20 Tomaste a teus filhos e a tuas filhas que geraste e os sacrificaste a elas, para que fossem destruídos. E ainda foste prostituir-te, como se fosse pouco o que já tinhas feito.
21 Pois mataste os teus filhos, oferecendo-os a elas por uma expiação.
22 Isto, além de toda a tua prostituição. Contudo, não lembraste da tua infância, quando estavas nua e descoberta, e vivias contaminada no teu sangue.
23 Aconteceu, depois de toda a tua maldade, diz o Senhor,
24 que construíste para ti uma casa de prostituição, fazendo-te um lugar público em todas as ruas.
25 Sobre a entrada de todos os caminhos puseste as tuas fornicações, contaminando a tua beleza; e abriste os teus pés a todos os transeuntes, multiplicando a tua prostituição.
26 Foste prostituir-te com os filhos do Egito, teus vizinhos de grandes membros. Muitas vezes te prostituíste, para provocar-me à ira.
27 Portanto, quando eu estender a minha mão contra ti irei abolir os teus estatutos, e entregar-te-ei a vontade dos que te odeiam, às filhas dos filisteus que te desviaram para este caminho no qual pecaste.
28 Também foste prostituir-te com as filhas de Assur, contudo, nem mesmo assim ficaste satisfeita. Sim, tu te prostituíste e não ficaste satisfeita.
29 E multiplicaste os teus convênios com a terra dos caldeus. Todavia, nem mesmo com esses ficaste satisfeita.
30 Por que deveria eu fazer um pacto com a tua filha, diz o Senhor, enquanto fazes todas essas coisas, obras de uma meretriz? Pois tens ido prostituir-te ainda três vezes mais, junto com as tuas filhas.
31 Construíste uma casa de prostituição à entrada de cada caminho, e tens edificaste o teu lugar alto em cada rua; e te tornaste tal como uma prostituta que contrata outras prostitutas.
32 Assemelhas-te a uma adúltera, a qual é sustentada por seu marido.
33 Tem ela, verdadeiramente, dado recompensas a todos os que entram para se prostituírem com ela. Tens dado presentes a todos os teus amantes; sim, cumulaste-os de recompensas, para que viessem a ti de todos os lados, por causa da tua prostituição.
34 E aconteceu contigo, na tua fornicação, perversidade além da de outras mulheres quando elas se prostituíram assim como tu. Pois que pagaste além do que era devido, contudo pagamentos não foram dados a ti. E assim sucedeu na tua perversidade.
35 Portanto, meretriz, ouve a palavra do Senhor.
36 Assim diz o Senhor: Porquanto tens esbanjado o teu dinheiro, a tua vergonha se descobrirá na tua prostituição com os teus amantes, em relação a todas as tuas imaginações e as tuas iniquidades, e por causa do sangue de teus filhos que lhes tens dado.
37 Por causa disso, eis que reunirei todos os teus amantes, com os quais te ajuntaste, todos aqueles a quem amaste, juntamente com todos aqueles a quem tens ódio; reuni-los-ei contra ti em redor, e irei expor-lhes a tua malícia. E eles verão toda a tua vergonha.
38 Vingar-me-ei de ti com a vingança que é tomada contra uma adúltera, trazendo sobre ti o sangue de fúria e ciúmes.
39 Eu te entregarei em suas mãos, e eles irão derribar a tua casa de prostituição e destruir o teu lugar alto; tirarão as tuas vestes, tomarão os teus ornamentos orgulhosos e deixar-te-ão nua e descoberta;
40 trarão multidões sobre ti, apedrejar-te-ão com pedras e perfurar-te-ão com as suas espadas.
41 Eles queimarão as tuas casas a fogo e executarão vingança sobre ti, aos olhos de muitas mulheres. Far-te-ei arrepender-te da tua prostituição, e não mais te darei presentes.
42 Deste modo irei abrandar o meu furor contra ti, e os meus ciúmes deverão ser retirados do teu meio. Descansarei, e não mais terei cuidados por ti.
43 Porquanto não lembraste da tua infância, e me entristeceste em todas essas coisas. Portanto, eis que tenho dado o pago de teus caminhos sobre a tua própria cabeça, diz o Senhor, pois tens praticado impiedades acima de todas as tuas outras iniquidades.
44 São estas as coisas que falaram contra ti em um provérbio, dizendo:
45 Como é a mãe, tal é a filha. Tu és aquela que rejeitou ao seu marido e aos seus filhos, e és irmã de tuas irmãs que rejeitaram seus maridos e seus filhos. Vossa mãe era uma hetéia, e vosso pai um amorreu.
46 Tua irmã mais velha, que habita à tua esquerda, é Samaria, com as suas filhas; e tua irmã mais nova, que habita à tua direita, é Sodoma com as suas filhas.
47 Entretanto, não andaste conforme os seus caminhos, nem fizeste somente um pouco conforme as suas iniquidades, mas as excedeste em todos os teus caminhos.
48 Como eu vivo, diz o Senhor, esta Sodoma e as suas filhas não tem feito como tu e as tuas filhas têm feito!
49 Além disso, este foi o pecado de Sodoma, tua irmã, e o seu orgulho: ela e as suas filhas viviam no prazer, na fartura de pão e em abundância. Tudo isto tiveram, ela e as suas filhas, mas não ajudaram ao pobre nem ao necessitado.
50 Ela se vangloriou e forjou iniquidades diante de mim. Por este motivo eu a removi, como me aprouve.
51 Também Samaria não pecou de acordo com a metade de teus pecados. Todavia multiplicaste as tuas abominações além delas, justificando tuas irmãs com todas as tuas iniquidades que tens cometido.
52 Recebe, portanto, a tua punição pelo tanto que tens corrompido a tuas irmãs com os teus pecados que tens cometidos, maiores do que os delas; pois as fizeste mais justas do que tu mesma. Por este motivo, envergonha-te e sofre a tua desonra, pois que tens justificado a tuas irmãs.
53 Mudarei o seu cativeiro, o cativeiro de Sodoma e de suas filhas; mudarei o cativeiro de Samaria e de suas filhas. E irei mudar o teu cativeiro, no meio delas,
54 a fim de que sofras a tua punição e sejas desonrada por tudo o que fizeste, provocando-me à ira.
55 Tua irmã Sodoma e suas filhas serão restauradas como eram no início, e tu e tuas filhas sereis restauradas como éreis no início.
56 Certamente, tua irmã Sodoma não foi mencionada pela tua boca, no dia da tua soberba,
57 antes de a tua maldade ser descoberta. Contudo, és agora objeto de desprezo das filhas da Síria e de todos os que estão ao seu redor, até mesmo das filhas dos filisteus, que te cercam ao teu redor.
58 Quanto à tua impiedade e às tuas iniquidades, tu as tens suportado, diz o Senhor.
59 Assim, pois, diz o Senhor: Farei a ti conforme fizeste, conforme tens agido vergonhosamente nestas coisas, para transgredir a minha aliança.
60 Lembrar-me-ei do meu pacto que estabeleci contigo nos dias da tua infância, e estabelecerei para ti um pacto eterno.
61 Então te lembrarás do teu caminho e sentir-te-ás completamente envergonhada, quando receberes tuas irmãs mais velhas, juntamente com os teus jovens. Dá-los-ei a ti para edificação, mas não por causa da tua aliança.
62 Estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor,
63 para que te lembres e fiques envergonhada, e para que não mais sejas capaz de abrir a tua boca, por causa da tua vergonha, quando eu me tiver reconciliado contigo apesar de tudo o que fizeste, diz o Senhor.

Nenhum comentário: