INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 20 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 18

1 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2 Filho do homem, o que pretendeis significar com esta parábola que proferis entre os filhos de Israel, dizendo: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram?
3 Como eu vivo, diz o Senhor, certamente que esta parábola nunca mais será proferida em Israel.
4 Pois todas as almas são minhas. Como a alma do pai, assim também a alma do filho; ambas me pertencem. A alma que pecar, essa morrerá.
5 Mas o homem que for justo e executar juízo e justiça;
6 que não comer sobre os montes nem levantar os seus olhos para os ídolos da casa de Israel; que não contaminar a mulher de seu próximo, nem se aproximar daquela que está menstruada;
7 que não oprimir qualquer homem, mas retornar o objeto penhorado ao seu devedor; que não for culpado de nenhum saque, porém der do seu pão ao faminto e vestir o nu;
8 que não emprestar o seu dinheiro com usura, nem receber juros dela; que desviar a sua mão da injustiça, executando justo juízo entre um homem e o seu próximo;
9 que tiver andado nos meus mandamentos e mantido os meus juízos a fim de cumpri-los: este é justo; certamente, ele viverá, diz o Senhor.
10 Todavia se ele gerar um filho maligno que derrama sangue e comete pecados,
11 o qual não tem andado no caminho de seu pai que é justo, comendo sobre os montes e contaminando a mulher de seu próximo;
12 que tem oprimido os pobres e o necessitado, e tem cometido roubos, não restaurando o que foi penhorado; que fixa os olhos em cima de ídolos e opera iniquidades;
13 que empresta com usura, tomando juros dela: este não deverá, de modo algum, viver, pois tem feito todas estas iniquidades; certamente morrerá. O seu sangue será sobre ele.
14 Se ele tiver gerado um filho, e o seu filho, tendo visto todos os pecados que seu pai tiver feito, houver temido, não tendo agido de acordo com eles;
15 se ele não tem comido sobre os montes nem fixado os seus olhos nos ídolos da casa de Israel; se não tem contaminado a mulher de seu próximo;
16 se não tem oprimido um outro homem; se não tem retido consigo o objeto penhorado; se não tem cometido roubo, mas tiver dado do seu pão ao faminto e vestido o nu,
17 afastando a sua mão da injustiça e não recebendo juros nem ganhos de usura; se tem praticado a justiça e caminhado em minhas ordenanças: ele não morrerá por causa das iniquidades de seu pai; entretanto, certamente, viverá.
18 Porém, quanto ao seu pai que gravemente afligiu ao seu próximo e cometeu saques, operando inimizades no meio do meu povo, ele morrerá na sua iniquidade.
19 Contudo, direis: Por que não tem o filho herdado a iniquidade do seu pai? Porquanto o filho tem praticado o juízo e a misericórdia, e manteve todas os meus estatutos, cumprindo-os, certamente ele viverá.
20 Mas a alma que pecar, essa morrerá. O filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele, e a iniquidade do transgressor permanecerá, também, sobre ele.
21 Todavia, se o transgressor afastar-se de todas as suas iniquidades que cometeu para guardar todos os meus mandamentos e fazer justiça e misericórdia, certamente ele viverá; não deverá, de modo algum, morrer.
22 Nenhum de seus pecados, os quais cometeu, serão lembrados; em sua justiça que praticou viverá.
23 Deveria eu desejar a morte do pecador, diz o Senhor, tanto como desejo que se converta do seu mau caminho, e viva?
24 Entretanto, quando o justo se afastar da sua justiça cometendo a iniquidade de acordo com todas as transgressões que o transgressor tem feito, nenhuma de suas justiças que ele tiver realizado será, de modo algum, lembrada. Na sua transgressão com que transgrediu, e em seus pecados nos quais pecou, neles morrerá.
25 No entanto, dizeis: O caminho do Senhor não é reto. Ouvi, pois, vós toda a casa de Israel: Não será reto o meu caminho? É o vosso caminho reto?
26 Quando o justo se afasta de sua justiça e comete uma transgressão, morrendo ele na transgressão que cometeu, perecerá nela.
27 E quando o ímpio se converte da sua impiedade que cometeu, praticando juízo e justiça, tem ele conservado a sua alma,
28 afastando-se de toda a sua impiedade que cometeu anteriormente; certamente, ele viverá, não deverá morrer.
29 No entanto, a casa de Israel diz: O caminho do Senhor não é direito. Não é direito o meu caminho, ó casa de Israel? não é o vosso caminho errado?
30 Eu vos julgarei, ó casa de Israel, diz o Senhor, cada um de acordo com o seu caminho. Convertei-vos, arrependei-vos de toda a vossa impiedade, para que não vos sobrevenha o castigo da iniquidade.
31 Lançai de vós toda a vossa impiedade, na qual pecastes contra mim; fazei para vós um coração novo e um espírito novo. Por que devíeis morrer, ó casa de Israel?
32 Pois eu não tenho prazer na morte daquele que perece, diz o Senhor.

Nenhum comentário: