INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 21 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 23

1 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2 Filho do homem, duas mulheres houve, filhas da mesma mãe,
3 e elas foram prostituir-se no Egito, em sua juventude. Lá descairam os seus seios, lá elas perderam a sua virgindade.
4 Os seus nomes eram Oolá, a mais velha, e Oolibá, sua irmã; e foram minhas, e tiveram filhos e filhas. Quanto aos seus nomes, Samaria foi Oolá, e Jerusalém Oolibá.
5 Oolá foi prostituir-se, deixando-me, e enamorou-se dos seus amantes, dos assírios que eram seus vizinhos,
6 vestidos de púrpura, príncipes e capitães; eram eles homens jovens e escolhidos, todos cavaleiros, montados em cavalos.
7 Ela cometeu com eles a sua prostituição. Todos eram filhos escolhidos dos assírios, e aqueles de quem enamorou-se, com esses ela se contaminou em todos os seus ídolos.
8 Entretanto ela não abandonou a sua prostituição com os egípcios, porquanto em sua juventude esses cometeram fornicações com ela, deflorando-a e derramando sobre ela a sua prostituição.
9 Portanto a entreguei nas mãos de seus amantes, nas mãos dos filhos da Assíria, de quem se tinha enamorado.
10 Eles descobriram a sua vergonha, levaram seus filhos e filhas e mataram-na à espada. Tornou-se ela um provérbio entre as mulheres. E vingaram-se nela por suas filhas.
11 Sua irmã Oolibá viu isto, e corrompeu-se em sua paixão mais do que ela, e em sua prostituição mais do que a prostituição de sua irmã.
12 Enamorou-se dos filhos dos assírios, príncipes e chefes, seus vizinhos, vestidos de linho fino, cavaleiros montados em cavalos; todos eles homens jovens e escolhidos.
13 Então eu vi que elas se tinham contaminado, porquanto as duas tinham um só caminho.
14 Todavia ela aumentou ainda mais a sua prostituição, pois viu homens pintados na parede, semelhanças de caldeus pintadas com lápis,
15 com cintas variegadas em seus lombos, tendo, ainda, turbantes ricamente tingidos sobre as suas cabeças. Tinham, todos eles, uma aparência de príncipe, à semelhança dos filhos dos caldeus em sua terra natal.
16 E enamorou-se deles logo que os viu, enviando-lhes mensageiros, para a terra dos caldeus.
17 Então os filhos de Babilônia vieram ter com ela, ao seu leito de amores, e contaminaram-na em sua prostituição. Ela foi contaminada por eles, todavia a sua alma deles se apartou.
18 Expôs ela a sua prostituição e a sua vergonha, e a minha alma se afastou dela, assim como a minha alma se havia afastado de sua irmã.
19 Tu, verdadeiramente, multiplicaste a tua prostituição a fim de trazer à lembrança os dias da tua mocidade em que te prostituíste no Egito,
20 e te inflamaste pelos caldeus, cuja carne é como a carne dos jumentos e cujos membros são como os membros dos cavalos.
21 E lembraste da iniquidade da tua mocidade, das coisas que praticaste no Egito, em teus aposentos, onde estavam os peitos da tua mocidade.
22 Portanto, Oolibá, assim diz o Senhor: Eis que suscitarei contra ti os teus amantes, de quem a tua alma está alienada, e irei trazê-los contra ti em redor:
23 os filhos de Babilônia e todos os caldeus de Pecode, Soa e Coa, e os filhos da Assíria com eles, homens jovens escolhidos, governadores e capitães, todos príncipes e de renome, montados em cavalos.
24 Todos estes virão sobre ti do norte, com carros e rodas, com uma multidão de nações, escudos e capacetes. O inimigo manter-se-á vigilante contra ti, em redor. Irei por diante deles o juízo, e tomarão vingança sobre ti com seus julgamentos.
25 Trarei sobre ti o meu zelo, e eles te tratarão com grande indignação. Arrancarão o teu nariz e as tuas orelhas, e derrubarão o teu remanescente pela espada; eles tomarão teus filhos e tuas filhas, e os que ficarem de ti o fogo os devorará;
26 eles irão despir-te de teus vestidos e tirar os teus ornamentos.
27 Então farei cessar a tua impiedade e a tua prostituição proveniente da terra do Egito. Não levantarás mais os teus olhos para eles, nem te lembrarás jamais do Egito.
28 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que te entrego nas mãos daqueles que odeias, de quem a tua alma está alienada.
29 Eles te tratarão com ódio, tomarão todos os frutos dos teus trabalhos e das tuas labutas, e ficarás nua e descoberta. A vergonha da tua prostituição deverá ser exposta, a tua impiedade e a tua fornicação.
30 Tais coisas trouxeram isto sobre ti, porquanto foste prostituir-te com as nações, contaminando-te com os seus ídolos.
31 Tu, verdadeiramente, andaste nos caminhos de tua irmã, e porei o seu cálice nas tuas mãos.
32 Assim diz o Senhor: Bebe do copo de tua irmã, fundo, largo e cheio, a fim de causar embriaguez completa;
33 pois serás completamente enfraquecida. O cálice de destruição, o cálice de tua irmã Samaria,
34 bebe dele! e removerei as suas festas e as suas luas novas. Porque eu o falei, diz o Senhor.
35 Assim diz o Senhor: Porquanto te esqueceste de mim e me jogaste para trás, por esse motivo recebe a recompensa da tua impiedade e da tua prostituição.
36 E o Senhor disse-me: Filho do homem, porventura não julgarias Oolá e Oolibá? Não lhes declararias as suas iniquidades?
37 Pois adulteraram, e havia sangue em suas mãos. Elas cometeram adultério com os seus ídolos, fazendo passar pelo fogo, oferecendo-os à eles, seus filhos que haviam gerado para mim.
38 Tanto como fizeram-me essas coisas, elas também contaminaram o meu santuário e profanaram os meus sábados.
39 E quando sacrificavam seus filhos aos ídolos, ainda entravam em meu santuário para profaná-lo. Assim o fizeram, no meio da minha casa.
40 Deste modo agiste para com os homens que vieram de longe, a quem enviaste mensageiros: tão logo eles chegaram, imediatamente foste banhar-te, pintaste os teus olhos e te adornaste com enfeites,
41 assentando-te em um leito preparado, diante da qual havia uma mesa posta. E quanto ao meu incenso e ao meu óleo, alegraram-se com eles.
42 Também fizeram ouvir um som de música, com homens vindos do deserto, de uma multidão de homens, os quais puseram braceletes nas suas mãos e uma coroa de glória nas suas cabeças.
43 Então, disse eu: Não comete ela adultério com estes? Não tem ido ela prostituir-se, à maneira de uma meretriz?
44 E entraram à ela, da maneira como os homens entram à uma prostituta. Assim entraram à Oolá e à Oolibá, a fim de praticarem a iniquidade.
45 Entretanto eles são homens justos, e tomarão vingança sobre elas com o julgamento de uma adúltera e com o julgamento do sangue; porque são adúlteras e há sangue nas suas mãos.
46 Assim diz o Senhor Deus: Traze uma multidão sobre elas, envia tumultos e saqueia no meio delas.
47 Apedreja-as com as pedras de uma grande multidão, fura-as com as suas espadas. Eles matarão seus filhos e suas filhas, e queimarão as suas casas.
48 Então eu irei remover a impiedade da terra, para que todas as mulheres sejam instruídas e não venham a fazer de acordo com a sua impiedade.
49 A vossa impiedade será recompensada sobre vós, e levareis a iniquidade de vossos ídolos; e sabereis que eu sou o Senhor.

Nenhum comentário: