INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 21 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 24

1 A palavra do Senhor veio a mim, no nono ano, no décimo mês, no décimo dia do mês, dizendo:
2 Filho do homem, escreve para ti mesmo, diariamente, a contar deste dia em que o rei de Babilônia se pôs contra Jerusalém, desde o dia de hoje.
3 Profere uma alegoria à casa provocante, e dize-lhes: Assim diz o Senhor: Põe no fogo o caldeirão e despeja água nele,
4 e coloca os pedaços dentro dele, cada peça principal, a perna e o ombro retirados dos ossos,
5 obtidos de animais escolhidos; e coze os ossos sob eles. Seus ossos serão fervidos e cozidos no meio deles.
6 Portanto, assim diz o Senhor: Ó cidade sanguinária, caldeirão em que há escória que dele não saiu, a qual fez subir pouco à pouco. Contudo, ninguém a retirou.
7 O seu sangue está no meio dela, portanto eu o pus em cima de uma pedra lisa. Não o derramei sobre a terra, de modo que o encobrisse,
8 a fim de que subisse a minha ira, para tomar vingança completa. Eu pus o seu sangue sobre uma rocha lisa, de modo a não encobri-lo.
9 Portanto, assim diz o Senhor: Também farei grande o tição,
10 multiplicarei a madeira e acenderei o fogo, para que a carne possa ser consumida e o seu caldo evaporar-se completamente;
11 para que ela possa ficar em cima das brasas, sendo o bronze aquecido até o fim, fundindo-se no meio de sua imundícia; e a sua escória possa ser consumida,
12 e a sua escuma abundante não suba dela.
13 Tua escuma tornar-se-á vergonhosa, porquanto te tens contaminado. Serás, acaso, purificada antes de eu extravasar completamente a minha ira?
14 Eu o Senhor o disse, e haverá de ser, pois irei cumpri-lo. Não me demorarei nem terei qualquer misericórdia. Eu te julgarei, diz o Senhor, de acordo com os teus caminhos e com os teus ídolos; julgar-te-ei de acordo com os teus derramamentos de sangue, conforme os teus ídolos te julgarei, tu, imunda, notória e grande provocadora.
15 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
16 Filho do homem, eis que eu tomarei de ti, dum golpe, o desejo dos teus olhos. Tu não lamentarás, nem mesmo irás chorar.
17 Gemerás pelo sangue e terás luto sobre os teus lombos; o teu cabelo não será trançado na tua cabeça e as tuas sandálias estarão sobre os teus pés. Tu, de modo algum serás consolado por seus lábios, e não comerás o pão dos homens.
18 Falei ao povo pela manhã, como ele me ordenara a noite. Fiz, pela manhã, conforme me fora ordenado.
19 E o povo me disse: Porventura não nos dirás o que são essas coisas que fazes?
20 Então, eu lhes falei: A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
21 Dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor: Eis que irei profanar o meu santuário, o orgulho de vossa força, o desejo dos vossos olhos, a respeito do qual as vossas almas se afligem. Vossos filhos e vossas filhas, que deixastes, cairão à espada.
22 E fareis como eu fiz: não sereis confortados por sua boca, e não comereis o pão dos homens.
23 Vosso turbante estará sobre a vossa cabeça, e as vossas sandálias nos vossos pés. Nem vós, de maneira alguma, lamentareis ou chorareis, porém definhareis em vossas iniquidades; e consolará cada um ao seu irmão.
24 Ezequiel vos será por sinal. De acordo com tudo o que ele tem feito vós fareis, quando essas coisas acontecerem; e sabereis que eu sou o Senhor.
25 E tu, ó filho do homem, não sucederá no dia em que eu tomar deles a sua força, o orgulho da sua vanglória, os desejos dos seus olhos e a soberba da sua alma, seus filhos e suas filhas,
26 que, naquele dia, todo aquele que escapar virá à ti para relatar estas coisas aos teus ouvidos?
27 Naquele dia a tua boca se abrirá para todo o que escapa; falarás, e já não estarás mudo. Ser-lhes-ás por um sinal, e eles saberão que eu sou o Senhor.

Nenhum comentário: