INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 28

1 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2 E tu, ó filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor: Porquanto o teu coração foi exaltado, e disseste: Eu sou Deus; tenho habitado na morada de Deus, no coração do mar. Todavia tu és homem e não Deus, ainda que consideras o teu coração como o coração de Deus.
3 És tu mais sábio do que Daniel? Os sábios não têm te instruído com os seus conhecimentos.
4 Não adquiriste poder para ti pelo teu próprio conhecimento ou prudência, e ouro e prata nos teus tesouros?
5 Pelo teu conhecimento abundante e pelo teu comércio tens multiplicado o teu poder, e o teu coração foi exaltado por ele.
6 Portanto, assim diz o Senhor: Desde que estimas o teu coração como o coração de Deus,
7 por causa disso, eis que eu trarei sobre ti estranhas pragas das nações. Eles sacarão as suas espadas contra ti e contra a formosura do teu conhecimento,
8 e irão derribar a tua beleza, destruindo-a. Eles te farão descer, e morrerás da morte dos mortos no coração do mar.
9 Irás ainda dizer, verdadeiramente, diante daqueles que te matam: Eu sou Deus? porquanto tu és homem, e não Deus,
10 e perecerás pelas mãos de estranhos, entre a multidão de incircuncisos, porque eu o falei, diz o Senhor.
11 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o governante de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: És tu um selo de semelhança, e uma coroa de beleza.
13 Estavas no deleite do paraíso de Deus. Tinhas posto sobre ti cada pedra preciosa: o sárdio, o topázio, a esmeralda, o carbúnculo, a safira, o jaspe, a prata, o ouro, o jacinto, a ágata, a ametista, o crisólito, o berilo e o ônix; e encheste os teus tesouros e os teus depósitos com o ouro.
14 Desde o dia em que foste criado estiveste junto do querubim. Eu te pus no monte santo de Deus, estavas no meio das pedras de fogo.
15 Eras irrepreensível nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
16 Da abundância da tua mercadoria encheste os teus depósitos com a iniquidade, e pecaste; por causa disso foste derrubado, ferido, do monte de Deus, e o querubim fez-te sair do meio das pedras de fogo.
17 Teu coração exaltou-se por causa da tua formosura, teu conhecimento foi corrompido pela tua beleza. Por causa da multidão de teus pecados lancei-te ao chão; fiz-te ser exposto à vergonha, diante dos reis.
18 Por causa da multidão de teus pecados e das iniquidades de teus negócios eu profanei as tuas coisas sagradas. Farei sair fogo do meio de ti, o qual te consumirá. Eu farei de ti cinzas sobre a face de tua terra, aos olhos de todos os que te veem.
19 Todos os que te conhecem entre os povos gemerão sobre ti, pois tens ido à perdição, e não existirás mais.
20 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
21 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Sidom, e profetiza contra ela,
22 dizendo: Assim diz o Senhor: Eis que eu sou contra ti, ó Sidom! Serei glorificado no meio de ti, e saberás que eu sou o Senhor, quando tiver feito em ti juízos. E serei santificado em ti.
23 Sangue e morte haverá em tuas ruas, e homens feridos por espadas cairão em ti, por todos os teus lados; e saberão que eu sou o Senhor.
24 Não haverá mais na casa de Israel um espinho de amargura nem uma picada de sarça vinda dos que estão ao redor deles, de todos que os desonraram; e saberão que eu sou o Senhor.
25 Assim diz o Senhor Deus: Ainda mais, irei reunir Israel de entre as nações pelas quais foram espalhados, e serei santificado entre eles diante dos povos e das nações; e habitarão na sua terra que dei ao meu servo Jacó.
26 Sim, eles habitarão nela com segurança. Edificarão casas, plantarão vinhas e habitarão seguros quando eu executar juízo sobre todos os que os desonraram, e sobre todos aqueles que estão ao seu redor. E saberão que eu sou o Senhor seu Deus, o Deus de seus pais.

Nenhum comentário: