INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 3

1 E disse-me: Filho do homem, come este rolo, e vai e fala com os filhos de Israel.
2 Então ele abriu a minha boca e fez-me comer o volume. E disse-me: Filho do homem,
3 tua boca o comerá e o teu ventre deverá ser preenchido com este rolo que te é dado. Então, eu o comi. E era, na minha boca, doce como o mel.
4 E disse-me: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel e fala-lhes as minhas palavras.
5 Porque não és enviado a um povo de fala difícil, mas à casa de Israel;
6 nem a muitos povos de outro discurso e outras línguas, nem de linguagem dura, cujas palavras não podes entender; ainda que se eu te houvera enviado para tais, dar-te-iam ouvidos.
7 Porém, a casa de Israel não estará disposta a dar-te ouvidos, e não irão escutar-me; pois todos os da casa de Israel são teimosos e de coração obstinado.
8 Eis que eu tenho feito duro o teu rosto contra os seus rostos, e fortaleço o teu poder contra o seu poder.
9 Será ele, continuamente, mais forte do que uma rocha. Não tenhas medo nem te espantes diante deles, porque são casa provocante.
10 E disse-me: Filho do homem, recebe no teu coração todas as palavras que eu te tenho dito, ouvindo-as com os teus ouvidos,
11 e segue o teu caminho, indo ao cativeiro, aos filhos do teu povo, e fala com eles, dizendo-lhes: Assim diz o Senhor; quer eles ouçam ou deixem de ouvir.
12 Então o Espírito me levou para o alto, e ouvi por detrás de mim uma voz como de um grande terremoto, que dizia: Bendita seja a glória do Senhor desde a sua morada!
13 Percebi o tatalar das asas das criaturas viventes batendo umas nas outras, e o som das rodas que estava perto deles, assim como o som do terremoto.
14 O Espírito me levantou, levando-me para cima, e eu fui, na excitação do meu espírito; pois a mão do Senhor era forte sobre mim.
15 Passei pelo meio do ar, vindo aos do cativeiro, voltando-me para os que moravam junto ao rio Quebar, aos que lá estavam. E assentei-me ali por sete dias, conhecendo tudo o que se passava com eles.
16 Depois dos sete dias, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: Filho do homem,
17 eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel. Ouvirás a palavra da minha boca e adverti-los-ás por mim.
18 Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; mas tu não o advertires, para dar aviso ao ímpio a fim de que ele se converta dos seus caminhos e possa viver, então esse ímpio morrerá na sua iniquidade; contudo, o seu sangue eu o requererei da tua mão.
19 Entretanto, se avisares o ímpio e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho, o tal ímpio morrerá na sua iniquidade, todavia tu livrarás a tua alma.
20 Quando o justo se afastar da sua justiça, cometendo transgressão, e eu castigá-lo, ele morrerá, porquanto não o avisaste; ele deverá mesmo morrer em seus pecados, pois a sua justiça não será lembrada; contudo, o seu sangue eu o requererei da tua mão.
21 Entretanto, advertindo tu o justo para que não peque, e ele não pecando, este justo certamente viverá, porquanto o avisaste. E livrarás a tua própria alma.
22 A mão do Senhor veio sobre mim, e ele me disse: Levanta-te, sai para o vale, pois lá ser-te-á dita uma palavra.
23 Então levantei-te e saí para o vale, e eis que a glória do Senhor estava ali, de acordo com a visão e a glória do Senhor que eu vira junto ao rio Quebar. E caí com o meu rosto em terra.
24 Depois disso, o Espírito veio sobre mim e pôs-me de pé, falando comigo; e me disse: Entra, encerra-te na tua casa.
25 Porquanto, ó filho do homem, eis que as cadeias estão preparadas para ti; prender-te-ão com elas, e não poderás soltar-te delas.
26 Também irei prender a tua língua e ficarás mudo; e não serás mais para eles um reprovador, porque são casa de provocações.
27 Todavia, quando eu falar contigo abrirei a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o Senhor: Aquele que quiser ouvir, ouça; e aquele que quiser ser desobediente, seja desobediente. Porque são casa de provocações.

Nenhum comentário: