INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 27 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 33

1 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
2 Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Em qualquer terra sobre a qual eu trouxer uma espada, e o povo daquela terra tomar um homem dos seus, constituindo-o por seu atalaia;
3 se ele vir a espada vindo sobre a terra e tocar a trombeta, e soar um alarme para as pessoas,
4 se aquele que ouve o som da trombeta ouvir de fato, e ainda assim não tomar cuidado, e a espada vir sobre ele, trespassando-o, o seu sangue estará sobre a sua cabeça.
5 Porquanto ele ouviu o som da trombeta, contudo não teve cuidado, o seu sangue será sobre ele. Mas o outro, porque tomou cuidado, livrou a sua alma.
6 Entretanto, se o atalaia vir que vem a espada, mas não tocar a trombeta, e as pessoas não vigiarem; e se a espada vier, tomando uma alma dentre eles, essa alma terá sido tomada por causa da sua iniquidade. Todavia, o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia.
7 E quanto a ti, ó filho do homem, eu te constituí como vigia sobre a casa de Israel, e ouvirás a palavra da minha boca.
8 Se eu disser ao pecador: Certamente morrerás; e tu não falares para desviar o ímpio do seu caminho, aquele ímpio morrerá na sua iniquidade. O seu sangue, porém, eu o requererei da tua mão.
9 Entretanto, se avisares o ímpio do seu caminho para que se afaste dele, todavia ele não se converter do seu caminho, morrerá na sua iniquidade; tu, porém, livraste a tua alma.
10 E tu, ó filho do homem, dize à casa de Israel: Assim haveis falado, dizendo: Os nossos erros e as nossas iniquidades pesam sobre nós, e desfalecemos neles. Como, então, viveremos?
11 Dize-lhes: Assim diz o Senhor: Como eu vivo, não desejo a morte do ímpio, mas que ele se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, de coração, do vosso caminho. Por que haveis de morrer, ó casa de Israel?
12 Dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia em que errar, e a iniquidade do ímpio não o prejudicará no dia em que se converter da sua maldade; o justo, porém, se errar não deverá ser capaz de livrar-se.
13 Quando eu disser ao justo: Viverás; e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniquidade, nenhuma das suas obras de justiça será lembrada; em sua injustiça, que tem feito, nela deverá morrer.
14 E quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e ele se converter do seu pecado, praticando juízo e justiça,
15 e devolver o penhor, e pagar o que roubou, e andar nos preceitos da vida de modo a não fazer nada de errado, certamente ele viverá, não morrerá;
16 nenhum de seus pecados que cometeu será lembrado. Porquanto ele tem praticado o juízo e a justiça, por elas viverá.
17 Todavia, os filhos do teu povo irão dizer: O caminho do Senhor não é reto; ainda que o seu próprio caminho não é reto.
18 Quando o justo se afastar de sua justiça, cometendo iniquidades, então ele morrerá nelas.
19 E quando o pecador se apartar da sua iniquidade, fazendo juízo e justiça, viverá por esses.
20 Entretanto, isto é o que dizeis: O caminho do Senhor não é reto. Eu vos julgarei, ó casa de Israel, cada um por seus caminhos!
21 E sucedeu que no décimo ano do nosso cativeiro, no décimo segundo mês, no quinto dia do mês, um que tinha escapado de Jerusalém veio a mim, dizendo: A cidade está tomada.
22 Ora, a mão do Senhor havia vindo sobre mim pela tarde, antes que o que tinha escapado chegasse, e ele abriu a minha boca quando aquele veio a mim na parte da manhã. E a minha boca estava aberta, já não mais se mantinha fechada.
23 E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
24 Filho do homem, os que habitam nos lugares desolados sobre a terra de Israel dizem: Abraão era um só, contudo possuiu a terra! e nós somos mais numerosos. Para nós a terra é dada em possessão.
25, 26, 27 Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Como eu vivo, os que estão em lugares desolados cairão pelas espadas, os que estão na planície aberta serão dados por alimento às feras do campo, e os que estão nas cidades fortificadas e nas cavernas eu os matarei com a pestilência.
28 Tornarei a terra deserta, e a soberba da sua força perecerá; os montes de Israel tornar-se-ão desolados por motivo de nenhum homem passar mais por eles.
29 Saberão que eu sou o Senhor, porquanto irei fazer deserta a sua terra, e ela deverá tornar-se desolada por causa de todas as abominações que cometeram.
30 E quanto a ti, filho do homem, os filhos do teu povo são os que falam a teu respeito junto aos muros e nas varandas das casas. E eles falam um para o outro, dizendo: Vamos reunir-nos e ouvir as palavras que procedem do Senhor!
31 Eles vêm ter contigo como um povo reunido, assentam-se diante de ti e ouvem as tuas palavras. Todavia, não irão praticá-las, porquanto há falsidade em sua boca e o seu coração vai atrás das suas corrupções.
32 Tu és para eles como o som de um doce saltério bem afinado. Eles irão ouvir as tuas palavras, mas não as cumprirão.
33 Entretanto, quando tudo isto vier a suceder, irão dizer: Eis que aconteceu! E saberão que houve um profeta no meio deles.

Nenhum comentário: