INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 27 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 34

1 A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel, profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ó pastores de Israel! Alimentam-se os pastores a si mesmos? Não alimentam, os pastores, às ovelhas?
3 Eis que vos alimentais com o leite, revesti-vos com a lã e matais as que são gordas. Contudo, vós não apascentais as minhas ovelhas.
4 A fraca não tendes fortalecido, da doente não tendes cuidado, a que está machucada não ligastes, a desviada não fizestes voltar e a que está perdida não fostes procurar; e a forte vós tendes sobrecarregado com trabalho.
5 As minhas ovelhas se espalharam, porquanto não havia pastores, tornando-se pasto à todas as feras do campo.
6 As minhas ovelhas foram espalhadas por todos os montes e por todo alto outeiro; sim, elas estavam espalhadas sobre a face da terra, e não havia ninguém para procurá-las nem para trazê-las de volta.
7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
8 Vivo eu, diz o Senhor Deus, uma vez que as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e que as minhas ovelhas tornaram-se carne para todos os animais selváticos do campo, porquanto não havia pastores, e os pastores não procuravam as minhas ovelhas, e porque os pastores se alimentavam, mas não alimentavam as minhas ovelhas;
9 por esta razão, ó pastores,
10 assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores. Exigirei as minhas ovelhas de suas mãos, e irei removê-los para que nunca mais apascentem as minhas ovelhas. E os pastores já não irão alimentá-las. Eu livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e elas deixarão de ser carne para eles.
11 Pois assim diz o Senhor Deus: Eis que eu buscarei as minhas ovelhas, e irei visitá-las.
12 Como o pastor busca o seu rebanho no dia em que há escuridão e nuvens, indo no meio das ovelhas que estão dispersas, assim eu buscarei as minhas ovelhas e as farei voltar de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de escuridão e nuvens.
13 Irei trazê-las dos gentios e as congregarei dos países, introduzindo-as na sua terra; apascentá-las-ei sobre os montes de Israel e nos vales, e em cada lugar habitado da terra.
14 Eu irei alimentá-las em um bom pasto, em um alto monte de Israel; seus rebanhos deverão estar lá, e elas se deitarão e repousarão, em prosperidade perfeita; e pastarão em um pasto abundante nas montanhas de Israel.
15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, eu as farei repousar, e saberão que eu sou o Senhor. Assim diz o Senhor Deus.
16 Pois irei buscar a que está perdida, recuperar a que se desviou, ligar a que está quebrada, fortalecer a que desfalece e guardar as que estão fortes; e alimentá-las-ei com a justiça.
17 Quanto a vós, ovelhas, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu irei distinguir entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.
18 Não é suficiente para vós que vos alimentastes em um bom pasto, que ainda pisoteais com os pés o restante de vosso pasto? Que bebestes da água tranquila, e ainda turvais o restante com os vossos pés?
19 Pois as minhas ovelhas alimentaram-se com o que tínheis pisado com os vossos pés, e beberam da água que havia sido turvada por vossos pés.
20 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu irei fazer separação entre as ovelhas fortes e as ovelhas fracas.
21 Vós empurrastes com vossos lados e ombros, arremetestes com vossos chifres, e cruelmente tratastes a todas as adoentadas.
22 Portanto, livrarei as minhas ovelhas, e elas não deverão servir mais de presa; e julgarei entre carneiro e carneiro.
23 Levantarei um pastor sobre elas, o qual irá cuidar delas, o meu servo Davi; ele será o seu pastor.
24 Eu, o Senhor, serei o seu Deus, e Davi será príncipe no meio delas. Eu, o Senhor, o disse.
25 Farei com Davi uma aliança de paz, e destruirei totalmente as feras da terra. Elas habitarão seguras no deserto, e dormirão nas florestas.
26 Estabelecê-las-ei ao redor da minha montanha e dar-lhes-ei a chuva, a chuva de bênçãos.
27 As árvores que estão no campo darão o seu fruto, a terra dará a sua força, e elas habitarão na confiança de paz, em suas terras. Saberão que eu sou o Senhor, quando quebrar o seu jugo; pois livrá-las-ei da mão dos que se serviam delas.
28 Nunca mais virão a servir de presa para as nações, e as feras da terra nunca mais as devorarão; habitarão em segurança e não haverá quem as espante.
29 Eu levantarei para elas uma plantação de paz, e não mais morrerão de fome sobre a terra; e nunca mais carregarão o opróbrio das nações.
30 Saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, e elas o meu povo. Ó casa de Israel, diz o Senhor Deus, 
31 vós sois as minhas ovelhas, as ovelhas do meu rebanho, e eu sou o Senhor, vosso Deus, diz o Senhor Deus.

Nenhum comentário: