INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 28 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 39

1 Tu, ó filho do homem, profetiza contra Gogue, e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe de Rôs, Meseque e Tubal.
2 Ajuntar-te-ei e te conduzirei, erguendo-te na extremidade do norte, e te farei subir aos montes de Israel .
3 Eu irei destruir o arco da tua mão esquerda e as flechas da tua mão direita, e lançar-te-ei para baixo, sobre as montanhas de Israel;
4 tu cairás, e tudo o que te pertence; e as nações que estão contigo serão entregues à multidões de aves, a todos os pássaros. Eu te tenho dado, também, à todas as feras do campo para seres devorado.
5 Tu cairás sobre a face do campo, pois eu o falei, diz o Senhor.
6 Enviarei um fogo sobre Gogue, e as ilhas serão habitadas em segurança; e saberão que eu sou o Senhor.
7 O meu santo nome será conhecido no meio do meu povo de Israel. Não deverá mais ser profanado o meu santo nome, e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.
8 Eis que vem, e conhecerás que será assim, diz o Senhor Deus. Este é o dia sobre o qual já falei.
9 Então os que habitam as cidades de Israel sairão e farão uma fogueira com as armas, com os escudos e as lanças, com os arcos e as flechas, com os bastões de mão e os dardos, e manterão o fogo queimando com eles por sete anos.
10 Não tirarão mais qualquer lenha do campo nem cortarão madeira das florestas, mas queimarão as armas com fogo. Saquearão aos que os saquearam e despojarão aos que os despojaram, diz o Senhor.
11 Sucederá, naquele dia, que darei a Gogue um lugar de renome, um túmulo em Israel, um local de sepultamento próximo do mar. Construi-lo-ão ao redor da saída do vale, e lá deverão enterrar a Gogue e a toda a sua multidão. O lugar será, então, chamado o cemitério de Gogue.
12 A casa de Israel deverá enterrá-los, a fim de que a terra possa ser limpa, no espaço de sete meses.
13 Sim, todo o povo da terra os sepultará, e será para eles um lugar de renome no dia em que eu for glorificado, diz o Senhor.
14 Eles deverão nomear homens com o fim de passarem continuamente pela terra para enterrar aqueles que forem deixados na face dela, purificando-a após o espaço de sete meses. E eles irão procurá-los.
15 Todo aquele que passar pela terra, vendo um osso de homem deverá colocar uma marca junto dele, até que os sepultadores o tenham enterrado no vale, no cemitério de Gogue.
16 Porquanto o nome da cidade será Cemitério. E assim a terra será purificada.
17 Mas tu, ó filho do homem, diz, assim diz o Senhor: Dize à todas as aves e à todas as feras do campo: Reuni-vos, e vinde; ajuntai-vos de todos os lugares ao redor para o meu sacrifício que eu vos preparei, sacrifício grande nos montes de Israel. E comereis carne e bebereis sangue.
18 Comereis a carne de homens poderosos, e haveis de beber o sangue dos príncipes da terra, de carneiros, bezerros e bodes; todos eles bezerros cevados.
19 Comereis a gordura até vos saciardes, e bebereis o sangue até vos embriagardes, do meu sacrifício que eu preparei para vós.
20 Ficareis fartos na minha mesa, comendo cavalo e cavaleiro, e todo homem poderoso, e cada guerreiro, diz o Senhor.
21 Eu estabelecerei a minha glória entre vós, e todas as nações verão o meu juízo que tenho feito, e a minha mão que tenho trazido sobre eles.
22 E a casa de Israel saberá que eu sou o Senhor, o seu Deus, deste dia em diante.
23 Todas as nações saberão que os da casa de Israel foram levados cativos por causa de seus pecados, porquanto se rebelaram contra mim e eu escondi deles o meu rosto, entregando-os nas mãos de seus inimigos; e todos eles caíram pela espada.
24 De acordo com as suas imundícies e de acordo com as suas transgressões eu lidei com eles, e escondi deles o meu rosto.
25 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Irei mudar, neste dia, o cativeiro de Jacó e me compadecerei da casa de Israel; e terei zelos, por causa do meu santo nome.
26 Eles levarão o seu opróbrio e a sua iniquidade que cometeram quando habitavam em paz na sua terra. Entretanto, não haverá ninguém para aterrorizá-los.
27 Quando eu os tornar a trazer de entre as nações, congregando-os dentre as suas terras, serei santificado no meio deles, na presença das nações.
28 E saberão que eu sou o Senhor seu Deus, quando tiver sido manifesto a eles entre as nações.
29 Não mais irei esconder deles o meu rosto, porquanto derramei o meu furor sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus.

Nenhum comentário: