INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 30 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 41

1 E levou-me para dentro do templo, cujo pórtico ele mediu; seis côvados de comprimento de um lado, e seis côvados de largura do outro lado.
2 A largura da entrada era de dez côvados, e as peças laterais da porta da entrada eram de cinco côvados de um lado e cinco côvados do outro. E mediu o comprimento, de quarenta côvados; e a sua largura, de vinte côvados.
3 Então ele foi para o átrio interior e mediu os umbrais da entrada, dois côvados; e a entrada, seis côvados; e as peças laterais da porta, sete côvados de um lado e sete côvados do outro lado.
4 Também mediu o seu comprimento desde a porta, que era de quarenta côvados, e a sua largura, de vinte côvados, diante do templo; e disse: Este é o lugar santíssimo.
5 E mediu a parede da casa, seis côvados, e a largura de cada lado, quatro côvados em redor.
6 Os lados, um lado sobre o outro, eram trinta câmaras em três andares, dos dois lados. Havia um espaço na parede da casa, em redor, para que os guardas pudessem olhar a fim de que ninguém que se aproximasse viesse a tocar nas suas paredes.
7 A largura dos lados superiores havia sido feita de acordo com a projeção para fora da parede, contra a saliência do andar superior em redor da casa, para ser mais larga acima, e com o fim de que os homens pudessem subir para as câmaras superiores daquelas abaixo, e do nível do chão para o terceiro andar.
8 No alto da casa, ao redor, cada espaço entre os lados era igual a uma cana de seis côvados.
9 A largura da parede de cada lado, por fora, era de cinco côvados, e também o espaço que fora deixado entre os lados da casa.
10 O espaço entre as câmaras era da largura de vinte côvados, ao redor da casa.
11 As entradas das câmaras estavam voltadas para o espaço deixado por aquela porta que olhava para o norte, e por aquela que olhava para o sul; e a largura do espaço aberto restante era de cinco côvados de extensão, ao redor.
12 A edificação divisória em frente ao espaço restante, para o oeste, era de setenta côvados de largura. A largura da parede da edificação divisória era de cinco côvados em redor, e o seu comprimento de noventa côvados.
13 Mediu ele na frente da casa um comprimento de cem côvados, com o espaço restante, e as edificações divisórias; e as suas paredes eram do comprimento de cem côvados.
14 E a largura na frente da casa, e os espaços restantes antes dela, eram de cem côvados.
15 Também mediu o tamanho da construção em frente ao espaço deixado na parte de trás da casa, e os espaços deixados de um lado e do outro lado tinham o comprimento de cem côvados. O templo, até os seus cantos, e o pórtico exterior eram forrados.
16 As janelas tinham treliças, dando luz ao redor dos três andares, podendo-se olhar através delas. A casa e as partes adjacentes eram apaineladas ao redor, assim como o chão, e do chão até às janelas. Destas, as persianas dobravam-se para trás, em três partes, para que se pudesse olhar por elas.
17 Do lado interno e do externo, e sobre todo o muro em redor, por dentro e por fora,
18 foram esculpidos querubins, e palmeiras entre os querubins. Cada querubim tinha dois rostos.
19 O rosto de um homem olhava em direção a uma palmeira, deste lado e do outro lado, e o rosto de um leão olhava em direção a outra palmeira, deste lado e do outro lado. A casa era totalmente esculpida,
20 do piso ao teto havia querubins e palmeiras esculpidos.
21 Os lados do santo lugar e do templo eram quadrados, e a entrada do santuário tinha a mesma aparência.
22 Havia um altar de madeira cuja altura era de três côvados, o seu comprimento de dois côvados, e a sua largura também de dois côvados; ele tinha chifres, e a sua base e os seus lados eram de madeira. E ele me disse: Esta é a mesa que está perante a face do Senhor.
23 O templo tinha duas portas, e o santuário também duas portas, com duas folhas que giravam, para cada uma delas:
24 duas folhas para uma porta e duas folhas para a outra porta.
25 Havia sobre elas uma obra esculpida, querubins nas portas do templo, e também palmeiras, de acordo com a obra esculpida do santuário. E havia grossas traves de madeira na frente do pórtico, por fora.
26 Havia também janelas secretas. Ele mediu de um lado ao outro, até o forro do pórtico; e os lados da casa estavam completamente revestidos.

Nenhum comentário: