INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 43

1 Depois disso ele me levou à porta olhando para o leste, e fez-me avançar.
2 E eis que a glória do Deus de Israel vinha pelo caminho oriental. Havia como a voz de um exército, como o som de uma multidão redobrando seus gritos, e a terra brilhava como a luz, por causa da glória em redor.
3 A visão que vi era como o da visão que eu vira quando fui para ungir a cidade; e a visão do carro que vi era como o da visão que eu vira no rio Quebar. Então, caí com o meu rosto em terra.
4 E a glória do Senhor entrou na casa, pelo caminho da porta olhando para o leste.
5 O Espírito pegou-me, levando-me ao átrio interior, e eis que a casa do Senhor estava cheia de glória.
6 Permaneci parado, e eis uma voz vinda de fora da casa, de alguém que falava comigo, e um homem postou-se perto de mim.
7 E me disse: Filho do homem, viste o lugar do meu trono e o lugar das plantas dos meus pés, no qual o meu nome habitará no meio da casa de Israel para sempre. A casa de Israel nunca mais profanará o meu santo nome, eles e os seus príncipes, nem com a sua prostituição nem com os assassinatos de seus príncipes no meio deles,
8 quando estabelecerem o meu limiar junto aos seus limiares, e as minhas ombreiras próximas às suas ombreiras; e quando levantarem o meu muro de modo a aproximar-me deles. Pois eles profanaram o meu santo nome com as suas iniquidades, as quais forjaram, e eu os destruí na minha ira, abatendo-os.
9 Agora, pois, que eles afastem de mim a sua prostituição e os assassinatos de seus príncipes, e habitarei no meio deles, para sempre.
10 E tu, ó filho do homem, mostra esta casa à casa de Israel a fim de que cessem de seus pecados; mostra-lhes o seu aspecto e a disposição do mesmo.
11 Levarão eles o seu castigo por todas as coisas que fizeram, e haverás de descrever-lhes a casa, as suas entradas e o plano dela, e todas as suas ordenanças. Far-lhes-ás conhecer todos os regulamentos da mesma. Descrevê-los-ás diante deles, e eles deverão guardar todos os meus mandamentos e todas as minhas ordenanças, e cumpri-las.
12 Mostrar-lhes-ás o plano da casa no topo da montanha. Todos os seus limites em redor serão santíssimos.
13 E são estas as medidas do altar, pela medida do côvado de um côvado e quatro dedos: A sua cavidade será de um côvado de profundidade, e de um côvado a largura. A borda do contorno ao seu redor será de um palmo. E esta será a altura do altar:
14 do início da parte inferior oca até o grande propiciatório haverá dois côvados, e a largura será de um côvado; e do pequeno propiciatório até o grande propiciatório, quatro côvados; e a largura será de um côvado.
15 O altar será de quatro côvados, e do altar à ponta dos chifres haverá um côvado.
16 O altar deverá ser do comprimento de doze côvados, e de doze côvados a sua largura: quadrado, com seus quatro lados.
17 O propiciatório terá catorze côvados de comprimento por catorze côvados de largura, em seus quatro lados; e haverá uma borda em redor dele, cercando-o, da metade de um côvado. A sua base será de um côvado, em redor, e os seus degraus olharão para o leste.
18 E disse-me: Filho do homem, assim diz o Senhor, Deus de Israel: São estes os estatutos do altar, no dia em que for feito, para oferecer sobre ele os holocaustos, e para derramar sangue sobre ele.
19 Também mostrarás aos sacerdotes, os levitas da linhagem da Zadoque que se aproximam de mim, diz o Senhor Deus, a fim de me ministrarem, um bezerro do rebanho para o sacrifício pelo pecado.
20 Eles tomarão do seu sangue, e deverão colocá-lo nas quatro pontas do altar, sobre os quatro cantos do propiciatório e sobre a sua base ao redor; e farão expiação por ele.
21 E tomarão o bezerro da oferta pelo pecado, o qual deverá ser consumido pelo fogo em um lugar afastado da casa, fora do santuário.
22 No segundo dia, tomarão dois cabritos sem defeito como oferta pelo pecado. E farão expiação pelo altar da maneira como fizeram a expiação com o bezerro.
23 Depois de terem terminado a expiação trarão do rebanho um novilho sem defeito, e um carneiro sem defeito.
24 E oferecê-los-eis perante o Senhor. Os sacerdotes polvilharão sal sobre eles e os oferecerão como um holocausto ao Senhor.
25 Sete dias oferecerás um cabrito, diariamente, para oferta pelo pecado, e um bezerro e um carneiro do rebanho. Eles deverão sacrificá-los, sem mácula, por sete dias;
26 e farão expiação pelo altar, purificando-o. E deverão consagrar-se.
27 E virá a acontecer, do oitavo dia em diante, que os sacerdotes irão oferecer os seus holocaustos sobre o altar, e as suas ofertas pacíficas. E eu vos aceitarei, diz o Senhor.

Nenhum comentário: