INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 41

1 Ora, sucedeu que no sétimo mês Ismael, filho de Netanias, filho de Elisama, da descendência real, veio, e dez homens com ele, a Gedalias em Mispa; e eles comeram pão, juntos, naquele lugar.
2 Levantou-se Ismael, com os dez homens que estavam com ele, e feriram a Gedalias, a quem o rei de Babilônia tinha nomeado governador sobre a terra, 
3 e a todos os judeus que estavam com ele em Mispa, e a todos os caldeus que se encontravam lá.
4 E sucedeu no segundo dia depois de ter ferido a Gedalias, sem ninguém ainda o conhecer,
5 que vieram uns homens de Siquém, de Silo e de Samaria. Oitenta homens com a barba rapada e com suas vestes rasgadas, e batendo no peito. Traziam maná e incenso em suas mãos, a fim de levá-los à casa do Senhor.
6 Então Ismael saiu-lhes ao encontro; e eles aproximaram-se, clamando. E disse-lhes ele: Vinde a Gedalias.
7 E sucedeu que quando tinham entrado no meio da cidade matou-os, lançando-os em um poço.
8 Mas achavam-se lá dez homens, os quais disseram a Ismael: Não nos mates, porque temos escondidos no campo trigo e cevada, mel e azeite. Então ele desistiu e não os matou junto com os seus irmãos.
9 O poço no qual Ismael lançou todos a quem feriu é aquele grande poço que o rei Asa fez por medo de Baasa, rei de Israel. A este, Ismael encheu de cadáveres.
10 Ismael trouxe de volta todas as pessoas que haviam sido deixadas em Mispa, e também a filha do rei, a quem o capitão da guarda havia confiado aos cuidados de Gedalias, filho de Aicão; e foi-se embora, passando para os filhos de Amom.
11 Joanã, filho de Careá, e os líderes do exército que estavam com ele, ouviram a respeito de todas as maldades que Ismael tinha feito,
12 e ajuntaram todo o seu exército, indo lutar contra ele; e encontraram-no perto das muitas águas, em Gibeom.
13 Mas sucedeu, quando todo o povo que estava com Ismael viu a Joanã e aos líderes do exército que vinham com ele,
14 que eles se passaram para Joanã.
15 Ismael, entretanto, escapou com oito homens, indo para os filhos de Amom.
16 Então Joanã e todos os líderes do exército que estavam com ele ajuntaram a todo o resto do povo, a quem eles tomaram de volta de Ismael, homens poderosos em guerra, junto com as mulheres, as demais propriedades e os eunucos, os quais trouxeram de Gibeom;
17 e eles se foram e habitaram em Gerute-Quimã, que está ao lado de Belém, com o fim de passarem ao Egito, por medo dos caldeus.
18 Pois os temiam, porquanto Ismael tinha ferido a Gedalias, a quem o rei de Babilônia tinha feito governador sobre a terra.

Nenhum comentário: