INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 42

1 Então vieram todos os líderes do exército, e Joanã, e Azarias, filho de Maaséias, e todas as pessoas, grandes e pequenas,
2 a Jeremias, o profeta, e disseram-lhe: Que a nossa súplica seja aceita, agora, diante de ti, e ora ao Senhor teu Deus por este remanescente, porquanto fomos deixados poucos dos muitos que éramos, como os teus olhos veem;
3 para que o Senhor teu Deus declare-nos o caminho em que devemos andar, e aquilo que devemos fazer.
4 E Jeremias disse-lhes: Eu vos tenho ouvido. Eis que irei interceder por vós para com o Senhor, nosso Deus, de acordo com as vossas palavras; e deverá ser que a palavra a qual o Senhor Deus disser, irei declarar-vos. Nada esconderei de vós.
5 Eles, então, disseram a Jeremias: Que o Senhor esteja entre nós como uma testemunha justa e fiel, se não fizermos de acordo com cada palavra que o Senhor nos enviar!
6 Quer o assunto seja bom quer seja mau, iremos ouvir a voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, para que possa tudo ir bem conosco. Porque iremos dar ouvidos à voz do Senhor, nosso Deus.
7 E aconteceu, depois de dez dias, que a palavra do Senhor veio a Jeremias.
8 Então ele chamou Joanã e os líderes do exército, e todo o povo, desde o menor até o maior,
9 e disse-lhes: Assim diz o Senhor:
10 Se, na verdade, habitardes nesta terra edificar-vos-ei e não vos derribarei, contudo irei plantar-vos, e de maneira alguma vos arrancarei; pois tenho desistido das calamidades que eu trouxe sobre vós.
11 Não temais ao rei de Babilônia, a quem vós temeis; não tenhais medo dele, diz o Senhor, porque eu sou convosco para vos livrar e conservar-vos fora do alcance de sua mão.
12 Conceder-vos-ei misericórdia, e apiedar-me-ei de vós; e vos restaurarei à vossa terra.
13 Porém, se disserdes: Nós não iremos habitar nesta terra, e não ouviremos a voz do Senhor;
14 porquanto iremos para a terra do Egito, e não veremos a guerra nem ouviremos o som da trombeta, nem teremos fome de pão; e habitaremos lá.
15 Então, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor:
16 Se volverdes o vosso rosto para o Egito, indo para habitar naquele lugar, então sucederá que a espada da qual tendes medo encontrar-vos-á na terra do Egito, e a fome com a qual vos preocupais deverá subjugar-vos, indo atrás de vós no Egito; e ali morrereis.
17 Todos os homens e todos os estranhos que voltarem o seu rosto em direção à terra do Egito, para morar lá, serão consumidos pela espada e pela fome, e não haverá nenhum deles de escapar dos males que eu irei trazer sobre eles.
18 Pois assim diz o Senhor: Como a minha ira despejou-se sobre os habitantes de Jerusalém, assim se despejará a minha ira sobre vós quando tiverdes entrado no Egito. Sereis uma desolação e estareis sob o poder de estranhos; tornar-vos-eis em maldição e opróbrio, e não mais vereis este lugar.
19 Estas são as palavras que o Senhor tem falado a respeito de vós, restante de Judá. Não entreis no Egito! Entretanto, agora, sabei, com certeza,
20 que haveis concebido maldade em vossos corações quando me enviastes ao Senhor, dizendo: Roga, tu, por nós ao Senhor, e de acordo com tudo aquilo que o Senhor falar-te, iremos fazer;
21 pois não destes ouvidos à voz do Senhor, com a qual ele me enviou para vós.
22 Agora, pois, perecereis pela espada e pela fome no lugar aonde desejais entrar para ali habitar.

Nenhum comentário: