INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 44

1 Palavra que veio a Jeremias para todos os judeus que moravam na terra do Egito, e para aqueles que se estabeleceram em Migdol, em Tafnes e na terra de Patros, dizendo:
2 Assim tem dito o Senhor, Deus de Israel: Tendes visto todos os males que eu trouxe sobre Jerusalém e sobre as cidades de Judá; e eis que estão assoladas, sem habitantes,
3 por causa de sua maldade, de tudo o que fizeram para me provocar, indo queimar incenso a outros deuses a quem vós não conhecíeis.
4 Ainda vos enviei meus servos, os profetas, desde cedo pela manhã, e ordenei-lhes, dizendo: Não façais esta coisa abominável que odeio.
5 Porém eles não me escutaram e não inclinaram os seus ouvidos para se converterem da sua maldade, a fim de não queimarem incenso a outros deuses.
6 Então a minha ira e o meu furor caíram sobre eles, acendendo-se nas portas de Judá e nas ruas de Jerusalém; e elas tornaram-se uma desolação e um deserto, como se vê neste dia.
7 Agora, assim o diz o Senhor Todo-Poderoso: Por que estais a cometer estes grandes males contra as vossas almas, para eliminar de vós, do meio de Judá, o homem e a mulher, a criança e o que mama, a fim de que nenhum de vós seja deixado,
8 provocando-me com as obras de vossas mãos, indo queimar incenso a outros deuses na terra do Egito, na qual entrais para habitar, para que sejais cortados, tornando-vos uma maldição e um opróbrio entre todas as as nações da terra?
9 Tendes já esquecido dos pecados de vossos pais, dos pecados dos reis de Judá, dos seus príncipes e das vossas mulheres, os quais cometiam na terra de Judá e nas ruas de Jerusalém?
10 Todavia, não cessaram de cometê-los até hoje, e não têm guardado os meus preceitos que eu tinha posto diante de vossos pais.
11 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que eu voltarei o meu rosto contra vós,
12 com o fim de destruir todo o resto que está no Egito. Eles cairão à espada e pela fome, e serão consumidos, os pequenos e os grandes, tornando-se objeto de opróbrio, destruição e maldição.
13 Visitarei os que habitam na terra do Egito da mesma forma como castiguei a Jerusalém, com a espada e com a fome,
14 e não haverá de restar um só do remanescente de Judá, dos que permanecem na terra do Egito, para voltar à terra de Judá, à qual eles esperam retornar, em seus corações. Eles não deverão voltar, mas tão somente os que escaparem.
15 Então todos os homens sabedores que as suas mulheres queimavam incenso, e todas as mulheres, uma grande multidão, todas aquelas pessoas que moravam na terra do Egito, em Patros, responderam a Jeremias, dizendo:
16 Quanto à palavra que disseste a nós em nome do Senhor, não te daremos ouvidos.
17 Porquanto nós, certamente, cumpriremos toda a palavra que procede da nossa boca para queimarmos incenso à rainha dos céus e para derramar-lhe libações, como nós e os nossos pais temos feito, e os nossos reis e príncipes nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém; e por isso estávamos fartos de pão, tudo nos ia bem e não viamos males.
18 Entretanto, desde que cessamos de queimar incenso à rainha dos céus todos nós fomos humilhados, e temos sido consumidos pela espada e pela fome.
19 Enquanto queimávamos incenso à rainha dos céus e lhe derramávamos libações, será que fizemos bolos para ela, e derramamos-lhe libações, sem os nossos maridos?
20 Então Jeremias respondeu a todas as pessoas, aos homens poderosos e às suas mulheres, e à todas as pessoas que lhe falaram essas palavras, dizendo:
21 Por acaso não se lembrou o Senhor do incenso que vós queimáveis nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, vós e os vossos pais, vossos reis e os vossos príncipes, com os povos da terra? Não veio isto ao seu coração?
22 E o Senhor não podia mais suportar-vos, por causa da maldade de vossas obras e por causa das vossas abominações que tendes feito. Por este motivo a vossa terra tornou-se em desolação e ruína, e em uma maldição, como hoje se vê,
23 por causa das vossas queimas de incenso e por causa das coisas nas quais tendes pecado contra o Senhor; pois não ouvistes a voz do Senhor e não andastes nas suas ordenanças, na sua lei e nos seus testemunhos. Por esses motivos é que tais males vêm sobre vós.
24 E Jeremias disse ao povo e às mulheres: Ouvi a palavra do Senhor.
25 Assim tem dito o Senhor, Deus de Israel: Vós, mulheres, tendes falado com a vossa boca e o cumpristes com as vossas mãos, dizendo: Certamente cumpriremos os nossos votos que fizemos de queimar incenso à rainha dos céus e de derramar-lhe libações. Perfeitamente guardastes os vossos votos, e, de fato, os cumpristes.
26 Ouvi, pois, a palavra do Senhor, todos vós judeus que habitais na terra do Egito: Eis que eu tenho jurado pelo meu grande nome, diz o Senhor, e o meu nome já não deverá estar na boca de todos os judeus para dizerem: O Senhor vive! em toda a terra do Egito.
27 Pois tenho atentado para eles a fim de feri-los e não para fazer-lhes o bem, e todos os judeus que habitam na terra do Egito perecerão pela espada e pela fome, até que sejam totalmente consumidos. 
28 Os que escaparem da espada voltarão para a terra de Judá, poucos em número, e o resto de Judá, o que continuar na terra do Egito para habitar ali, conhecerá a palavra que subsistirá.
29 E este vos será um sinal de que eu irei visitar-vos para o mal:
30 Assim diz o Senhor: Eis que eu entregarei Hofra, rei do Egito nas mãos de seu inimigo, nas mãos de um que procura a sua vida, da mesma maneira como entreguei a Zedequias, rei de Judá, nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, seu inimigo que procurava a sua morte.

Nenhum comentário: