INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 46

1 No princípio do reinado do rei Zedequias, veio esta palavra a respeito dos gentios.
2 Para o Egito. Contra o exército do faraó Neco, rei do Egito, que estava junto ao rio Eufrates, em Carquemis, a quem Nabucodonosor, rei da Babilônia, derrotou no quarto ano de Jeoaquim, rei de Judá.
3 Pegai em armas e lanças, e achegai-vos para a batalha.
4 Arreai os cavalos. Montai, ó cavaleiros, e estejais prontos em vossos capacetes; avançai com as lanças, e colocai as vossas couraças.
5 Por que temem eles, voltando-se para trás? É porque os seus valentes serão mortos. Fugiram completamente; tendo sido cercados não se ajuntaram, diz o Senhor.
6 Que o rápido não fuja, e não escape o homem poderoso para o norte. Os exércitos no Eufrates se enfraqueceram, e sucumbiram.
7 Quem é este que virá, subindo como um rio, tal como os rios fazem correr as suas ondas?
8 As águas do Egito subirão como um rio. Pois ele disse: Subirei, cobrirei a terra e destruirei os moradores que estão nela.
9 Montai os cavalos, preparai os carros. Saí, ó guerreiros dos etíopes e dos líbios, armados com escudos. Montai, ó lídios, e vergai o arco!
10 Aquele dia será para o Senhor nosso Deus um dia de vingança, a fim de vingar-se dos seus inimigos. A espada do Senhor devorará e ficará saciada, embriagar-se-á com o seu sangue, porquanto o Senhor tem um sacrifício desde a terra do norte, junto ao rio Eufrates.
11 Sobe a Gileade e toma bálsamo para a virgem filha do Egito. Em vão tens multiplicado os teus medicamentos. Não se encontra nenhuma ajuda para ti.
12 As nações ouviram a tua voz e a terra se encheu do teu clamor, pois os guerreiros já desmaiaram, lutando um contra o outro, e ambos caíram, juntos.
13 As palavras que o Senhor falou pela boca de Jeremias, a respeito da vinda do rei de Babilônia para ferir a terra do Egito:
14 Proclamai isto em Migdol, e declarai-o em Mênfis. Dizei: Levanta-te e prepara-te, pois a espada devorou o teu teixo.
15 Por qual motivo tem Ápis fugido de ti? Teu bezerro escolhido não permaneceu, porquanto o Senhor o enfraqueceu, completamente.
16 Tua multidão desfaleceu e caiu, dizendo cada um ao seu vizinho: Levantemo-nos e voltemos para o nosso país e para o nosso povo, por causa da espada grega.
17 Chamai o nome do Faraó Neco, rei do Egito, Espalhafatoso.
18 Como eu vivo, diz o Senhor Deus, ele deverá vir; tão certo como o Tabor está entre as montanhas e o Carmelo junto ao mar.
19 Ó filha do Egito, que habitas em uma casa, prepara-te bagagem para o exílio, pois Mênfis será completamente desolada, e será chamada de Ai! Pois não há nela habitantes.
20 O Egito é uma linda novilha, mas a destruição do norte veio sobre ela.
21 Também os seus mercenários no meio dela são como bezerros cevados, nela alimentados. Contudo, igualmente eles voltaram-se e fugiram, com um só acordo. Não permaneceram para o dia da destruição que veio sobre eles, e para o tempo de sua retribuição.
22 Sua voz é como a de uma serpente sibilante, pois eles andam sobre a areia. Virão ao Egito com machados, como homens que cortam madeira,
23 e cortarão o seu bosque, diz o Senhor. O seu número não pode, de forma alguma, ser conjecturado, pois excedem o de gafanhotos em multidão; são, eles, inumeráveis.
24 A filha do Egito se confunde. Ela está entregue nas mãos de um povo do norte.
25 Eis que castigarei Amom de Nô, Faraó e os que nele confiam.
26, 27 Contudo não temas, tu, servo meu, Jacó, nem te assustes, Israel; porque eis que te livrarei desde longe, e a tua descendência do seu cativeiro. Jacó voltará e estará à vontade; dormirá, e não haverá ninguém para incomodá-lo.
28 Não temas, tu, servo meu, Jacó, diz o Senhor, porque eu sou contigo. Aquela que vivia sem medo e em luxúria foi entregue. Pois darei um completo fim à todas as nações para as quais te tenho arrojado. Entretanto, não farei com que sucumbas, mas castigar-te-ei com juízo, e não irei ter-te por inteiramente inocente.

Nenhum comentário: