INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 48

1 Assim o Senhor tem dito a respeito de Moabe: Ai de Nebo! Pois ela desapareceu. Quiriataim é tomada; Hamate e Hagate estão envergonhadas.
2 Não há mais qualquer cura para Moabe, nem gloriar-se em Hesbom, pois tramaram males contra ela. Nós a temos cortado de ser uma nação, e será completamente silenciada. Após ti sairá uma espada.
3 Há uma voz de homens gritando de Horonaim: Destruição e grande ruína!
4 Moabe está arruinada, proclamai-o até Zagora.
5 Luíte está inundado de lágrimas; eles subirão, chorando, pelo caminho de Horonaim. Ouvistes um grito de destruição.
6 Fugi, salvai as vossas vidas, e sereis como um jumento selvagem no deserto.
7 Porquanto confiaste na tua fortaleza, por causa disto serás tomada. Camos sairá para o cativeiro com os seus sacerdotes e os seus príncipes, juntamente.
8 A destruição virá sobre cada cidade, de modo algum escaparão; também o vale perecerá, e a terra da planície será completamente destruída, conforme o Senhor falou.
9 Ponde marcas sobre Moabe, pois ela deverá ser ferida com uma praga, e todas as suas cidades se tornarão em desolação. De onde haverá de vir um habitante para ela?
10 Maldito o homem que faz as obras do Senhor negligentemente, retendo a sua espada do sangue!
11 Moabe tem estado sossegado desde criança, confiado na sua glória; nunca transferiu seu licor de vaso para vaso, não tendo ido para o exílio. Por causa disso conservou o seu sabor, e o seu aroma não saiu dele.
12 Portanto, eis que os seus dias vêm, diz o Senhor, quando irei enviar-lhe maus líderes que o levarão a desviar-se, fazendo em pedaços, completamente, os seus bens; e cortarão os seus chifres.
13 Moabe terá vergonha de Camos, como a casa de Israel envergonhou-se de Betel, sua esperança, tendo confiado nela.
14 Como direis: Somos poderosos, homens fortes para a guerra?
15 Moabe está arruinado, a sua cidade e os seus jovens escolhidos têm ido para o abate.
16 O dia de Moabe está próximo, o dia da retribuição de sua iniquidade aproxima-se rapidamente.
17 Agitai a cabeça para ele, vós todos os que estais ao seu redor; proferi, todos vós, o seu nome, dizendo: Como foi feito em pedaços o cetro glorioso, a vara da magnificência!
18 Desce da tua glória e assenta-te na umidade. Dibom será quebrada, porquanto Moabe está destruído. Subiu um contra ti para assolar a tua fortaleza.
19 Fica no caminho e olha, tu que habitas em Aroer; pergunta ao que está fugindo, e para aquele que escapa, dizendo: O que aconteceu?
20 Envergonha-se Moabe, porque está despedaçado. Uivai e chorai. Apregoai em Arnom que Moabe desapareceu.
21 Julgamento é vindo sobre a terra de Misor, sobre Holom, Jaza e Mefaate;
22 sobre Dibom, Nebo e a casa de Diblataim;
23 sobre Quiriataim, sobre a casa de Gamul e sobre a casa de Meom;
24 sobre Queriote e Bozra, e sobre todas as cidades de Moabe, as de longe e as de perto.
25 O poder de Moabe está quebrado, o seu braço é esmagado.
26 Embebedai-o, pois engrandeceu-se contra o Senhor. Moabe baterá palmas com as mãos, e será também, ele próprio, alvo de chacota.
27 Porque certamente Israel tornou-se para ti motivo de riso, e foi encontrado entre os teus roubos, porquanto tens lutado contra ele.
28 Os habitantes de Moabe deixaram as suas cidades e habitaram nas rochas; eles se tornaram como as pombas aninhadas pelas rochas, na boca de uma caverna.
29 Tenho ouvido do orgulho de Moabe; tem ele aumentado muito a sua altivez e a sua arrogância, e o seu coração elevou-se.
30 Mas eu conheço as suas obras. Não lhes são elas suficientes? Não tem ele agido desta maneira?
31 Vós, portanto, uivai por Moabe de todos os lados, clamai contra os homens que se tosquiam em um lugar sombrio. Chorarei por ti,
32 ó vide de Sibma, como com o pranto de Jazer. Os teus ramos passaram o mar, chegaram às cidades de Jazer. Destruição veio sobre os teus frutos e sobre os teus vindimadores.
33 A alegria e o regozijo foram totalmente varridos da terra de Moabe. Embora houvesse uvas em teus lagares, durante a manhã eles não as pisaram, nem à noite levantaram o grito de alegria.
34 Com um grito, de Hesbom à Eleale, as suas cidades fizeram ouvir a sua voz, e de Zoar até Horonaim; levantaram a sua voz como uma novilha de três anos, pois até as águas do Ninrin se secarão.
35 Eu irei destruir a Moabe, diz o Senhor, quando ele se aproximar do altar para queimar incenso aos seus deuses.
36 Portanto o coração de Moabe soará como flautas, e como uma flauta irá soar o meu coração pelos homens tosquiados; porque tudo aquilo que todo homem tem adquirido se perdeu.
37 Todos eles terão as suas cabeças completamente raspadas, e toda a barba será tosquiada; as mãos baterão nos seios, e em todos os lombos deverá haver pano de saco.
38 Em todos os telhados de Moabe e nas suas ruas haverá luto, porquanto eu o tenho quebrado, diz o Senhor, como um vaso imprestável.
39 Como ele mudou! Como tem Moabe virado as suas costas! Moabe está envergonhado, tornou-se alvo de chacota e um objeto de ira para todos os que estão ao seu redor.
40 Pois assim diz o Senhor:
41 Quiriataim é tomada e as fortalezas foram ocupadas em conjunto.
42 Moabe cessará de ser uma multidão, porquanto se engrandeceu contra o Senhor.
43 Armadilha, medo e cova vêm sobre ti, ó morador de Moabe!
44 Aquele que foge do terror cairá na cova, e o que subir da cova deverá ser apanhado pelo laço. Porque eu trarei essas coisas sobre Moabe no ano da sua visitação.

Nenhum comentário: