INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 49

1 A respeito dos filhos de Amom, assim diz o Senhor: Não haverá filhos em Israel? Não têm eles ninguém para sucedê-los? Por que tem Milcol herdado a Gileade, e por que deveria o seu povo habitar em suas cidades?
2 Portanto, eis que vêm os dias, diz o Senhor, quando farei com que seja ouvido em Rabá um tumulto de guerras. Tornar-se-ão um lugar deserto e em ruínas, e os seus altares serão queimados pelo fogo. Então Israel sucederá ao seu domínio.
3 Uiva, ó Hesbom, porque Ai pereceu; clamai, ó filhas de Rabá, cingi-vos de pano de saco e lamentai, pois Milcom deverá ir para o exílio, os seus sacerdotes e os seus príncipes, juntamente.
4 Por que exultas nas planícies dos enaquins, tu, filha arrogante, que confias nos teus tesouros, que dizes: Quem virá a mim?
5 Eis que eu trarei terror sobre ti, diz o Senhor, de todo o país ao teu redor; sereis dispersos, cada um para à sua frente, e não haverá ninguém para recolher-vos.
6, 7 Com respeito à Iduméia, assim diz o Senhor: Não há mais sabedoria em Temã; o conselho dos sábios pereceu, sua sabedoria é ida,
8 e o seu lugar foi confundido. Cavai fundo por uma morada, vós os que habitais em Dedã, pois tem ela agido gravosamente. Portanto eu trouxe males sobre ela, no momento em que a visitei.
9 Pois vindimadores são chegados que não te deixarão um resto; como ladrões, de noite, eles porão a mão sobre os teus bens.
10 Porquanto tenho despojado a Esaú, descobrindo os seus esconderijos. Não têm eles poder para esconder-se; pereceram cada um pela mão de seu irmão e de seu vizinho, e já não existem.
11 Teus órfãos permanecerão vivos. Eu os guardarei em vida, e as viúvas confiarão em mim.
12 Pois assim diz o Senhor: Os que não foram nomeados para beber o cálice beberam dele. Portanto, tu, de modo algum serás poupado.
13 Porque por mim mesmo jurei, diz o Senhor, que serás no meio dela uma terra intransitável, de opróbrio e de maldição; e todas as suas cidades ficarão desertas para sempre.
14 Tenho ouvido um relatório do Senhor, pois ele enviou mensageiros às nações, dizendo: Ajuntai-vos e vinde contra ela; erguei-vos para a guerra.
15 Eu te fiz pequeno entre as nações, totalmente desprezível entre os homens.
16 Tua insolência levantou-se contra ti, o ardor do teu coração arrebentou as fendas das rochas, tendo se apropriado da força de um monte elevado. Pois tal como uma águia, puseste o teu ninho no alto. Contudo, de lá eu te derrubarei,
17 e Edom será um deserto: todo aquele que passar por ele assobiará.
18 Como Sodoma e Gomorra foram derrubadas, e os que peregrinavam nelas, diz o Senhor Todo-Poderoso, não habitará ninguém ali, nem filho de homem morará naquele lugar.
19 Eis que ele vem subindo como um leão do meio do Jordão para o lugar de Edom; porquanto eu, sem tardança, irei trazê-lo dali. E vós, disponde os jovens contra ele. Pois quem é como eu? E quem poderá resistir-me? Quem é esse pastor que irá me enfrentar?
20 Portanto, ouvi o conselho do Senhor que ele formou contra Edom, e o seu desígnio, que intentou contra os moradores de Temã: certamente, a menor das ovelhas será arrebatada; com certeza a sua habitação será por eles assolada.
21 Porque ao som da sua queda a terra ficará com medo, e o grito do mar não será ouvido.
22 Eis que ele olhará para ela como uma águia, estendendo as asas sobre as suas fortalezas. O coração dos valentes de Edom tornar-se-á, naquele dia, como o coração de uma mulher em dores de parto.
23 A respeito de Damasco. Hamate está envergonhada, juntamente com Arpade. Eles ouviram más notícias. Foram surpreendidos, estão irados; não poderão de modo algum descansar.
24 Damasco está totalmente enfraquecida e é posta em fuga; tremor apoderou-se dela.
25 Por que ela não deixou a minha cidade, por que amaram eles as suas vilas?
26 Pelo que os jovens cairão em tuas ruas, e todos os teus guerreiros irão sucumbir, diz o Senhor.
27 Acenderei um fogo no muro de Damasco, o qual consumirá as ruas do filho de Hadade.
28 A respeito de Quedar, a rainha do palácio a quem Nabucodonosor, rei da Babilônia, feriu. Assim diz o Senhor: Levantai-vos e subi contra Quedar, e completai a sorte dos filhos do Oriente.
29 Tomarão as suas tendas e as suas ovelhas, tomarão para si as suas vestes e toda a bagagem com os seus camelos. Convocai destruição contra eles, por todos os lados.
30 Fugi, cavai muito fundo em busca de uma morada, vós que habitais no palácio. Porque o rei de Babilônia formou um conselho e inventou um desígnio contra vós.
31 Levanta-te e vai contra uma nação povoada e que habita à vontade, que não têm portas, ferrolhos ou trancas, e que habita sozinha.
32 Os seus camelos serão roubados e a multidão do seu gado deverá ser destruída; espalhá-los-ei como palha por todos os ventos, e terão o seu cabelo cortado nas têmporas; trarei a sua derrocada de todos os lados, diz o Senhor.
33 Seu palácio virá a ser um lugar de descanso para os avestruzes, desolado para sempre; não haverá ninguém ali, nem filho do homem nele habitará.
34 As profecias de Jeremias contra as nações de Elão.
35 Assim diz o Senhor: O arco de Elão é quebrado, as primícias de seu poder.
36 Trarei sobre Elão os quatro ventos dos quatro cantos dos céus, e irei dispersá-los na direção de todos esses ventos; não haverá nação à qual eles não virão, os desterrados de Elão.
37 Fá-los-ei sentirem temor diante de seus inimigos, aqueles que buscam as suas vidas, e trarei males sobre eles de acordo com a minha grande ira. Enviarei a minha espada após eles até que os tenha destruído totalmente,
38 e porei o meu trono em Elão, enviando dali reis e príncipes.
39 Porém virá a suceder, no fim dos dias, que eu irei mudar o cativeiro de Elão, diz o Senhor.

Nenhum comentário: