INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Septuaginta - Jeremias - Capítulo 50

1 A palavra do Senhor, que ele falou contra a Babilônia:
2 Proclamai entre as nações, fazei com que as novas sejam ouvidas, e não as escondais. Dizei: Tomada está Babilônia. Bel está confundido; Merodaque, o destemido, o luxuoso, está entregue.
3 Pois uma nação surgiu contra ela desde o norte, a qual irá devastar totalmente a sua terra; e não haverá ninguém para habitar nela, nem homem nem animal.
4 Naqueles dias e naquele tempo os filhos de Israel virão, eles e os filhos de Judá, juntamente, e seguirão chorando e andando, e buscando o Senhor, seu Deus.
5 Perguntarão pelo caminho, até chegarem a Sião, para qual lado eles deverão virar o seu rosto; e virão fugindo para o refúgio do Senhor seu Deus. Pois a aliança eterna não será esquecida.
6 O meu povo tem sido como ovelhas perdidas. Os seus pastores as esbulharam, levando-as a vaguear nas montanhas. Eles passaram do monte para o outeiro. Haviam esquecido o seu lugar de descanso.
7 Todos os que os encontraram consumiram-nos. Seus inimigos disseram: Não os deixemos à vontade, porque pecaram contra o Senhor. Aquele que ajuntou seus pais tinha um pasto de justiça.
8 Fugi do meio de Babilônia e da terra dos caldeus, e avançai. Sede como as serpentes que não dormem.
9 Porque eis que eu despertarei contra Babilônia um ajuntamento de nações da terra do norte. Pôr-se-ão em ordem contra ela, e dali a tomarão, tal como o dardo de um destro guerreiro que não retornará sem atingir o seu alvo.
10 A Caldéia servirá de presa. Todos os que a saquearem ficarão satisfeitos.
11 Pois vos alegrastes e vangloriastes enquanto saqueáveis a minha herança; porquanto exultastes como bezerros na erva, e empurrastes com o chifre, como touros.
12 Tua mãe está mui envergonhada. Tua mãe, que te trouxe para a prosperidade, está confundida. Ela é a última das nações, e permanece desolada,
13 por causa da ira do Senhor. Não será ela habitada, mas tornar-se-á uma completa desolação. Todo aquele que passar por Babilônia franzirá o cenho e assobiará por causa de todas as suas pragas.
14 Ponde-vos em ordem para cercar Babilônia, ao seu redor, vós todos os que vergais o arco. Atirai contra ela, não poupeis as vossas flechas,
15 prevalecendo contra ela. Suas mãos estão enfraquecidas, seus baluartes estão caídos e o seu muro arrebentado, pois esta é a vingança de Deus. Tomai vingança dela. Como ela fez, assim fazei com ela.
16 Destruí totalmente a semente de Babilônia, e aquele que empunha uma foice no tempo da colheita. Por causa da espada da Grécia eles voltarão, cada um para o seu povo; cada um fugirá para a sua terra.
17 Israel é uma ovelha perdida. Os leões arrastaram-na. O rei da Assíria devorou-a em primeiro lugar, e, depois deste, o rei de Babilônia roeu-lhe os ossos.
18 Portanto, assim diz o Senhor: Eis que irei vingar-me do rei de Babilônia e de sua terra, como tomei vingança do rei da Assíria,
19 e restaurarei Israel em sua morada. Alimentar-se-á no Carmelo, no monte de Efraim e em Gileade, e a sua alma se fartará.
20 Naqueles dias e naquele tempo procurarão a iniquidade de Israel e não será achada; os pecados de Judá não deverão ser encontrados, pois serei misericordioso com os que forem deixados.
21 Sobe contra a terra, diz o Senhor. Subi contra ela, ao seu redor, e contra os que habitam nela; executa a vingança, ó espada, e destrói totalmente, diz o Senhor, fazendo conforme tudo o que eu te ordeno.
22 Eis um som de guerra e grande destruição na terra dos caldeus! 
23 Como está o martelo de toda a terra quebrado e esmagado! Como se tornou Babilônia um objeto de espanto entre as nações!
24 Virão sobre ti, mas não o saberás, ó Babilônia que irás ser levada cativa! Serás encontrada e levada, porquanto resististe ao Senhor.
25 O Senhor abriu o seu depósito, tirando de lá os instrumentos da sua ira. O Senhor Deus tem uma obra na terra dos caldeus,
26 pois os tempos dela são chegados. Abri os seus celeiros; vasculhai-a como a uma caverna, destruindo-a totalmente; que não haja nenhum resquício dela.
27 Secai todos os seus frutos, e que sejam destruídos. Ai deles! Pois o seu dia chegou, e o tempo da sua retribuição.
28 Ouve-se a voz dos homens que fogem e escapam da terra de Babilônia, para anunciarem à Sião a vingança que vem do Senhor, nosso Deus.
29 Conclamai multidões contra a Babilônia, todo aquele que verga o arco. Acampem-se contra ela ao seu redor, que ninguém de seu povo escape. Dai-lhe conforme as suas obras; conforme tudo o que ela tem feito fazei contra ela, pois tem resistido ao Senhor, o Santo Deus de Israel.
30 Portanto os seus jovens cairão nas ruas, e todos os seus guerreiros serão derribados, diz o Senhor.
31 Eis que eu estou contra ti, ó arrogante, diz o Senhor; porque o teu dia chegou, e o tempo da tua retribuição.
32 O teu orgulho falhará, cairá e não haverá ninguém para levantá-lo novamente. Irei acender um fogo no seu bosque, que consumirá todas as coisas ao redor dela.
33 Assim diz o Senhor: Os filhos de Israel e os filhos de Judá sofreram a opressão; todos os que os levaram cativos os têm oprimido, juntamente, pois não os deixaram partir.
34 Todavia o seu Redentor é forte, o Senhor Todo-Poderoso é o seu nome. Ele entrará em juízo com os seus adversários, a fim de que possa destruir a terra.
35 Afiará uma espada para vir contra os caldeus e contra os moradores de Babilônia, sobre os seus nobres e os seus sábios.
36 Uma espada virá sobre os seus guerreiros, e eles serão enfraquecidos; uma espada virá sobre os seus cavalos e sobre os seus carros;
37 uma espada virá sobre os seus soldados e sobre o misto de povo no meio dela, e serão como mulheres; uma espada virá sobre os tesouros, e eles serão espalhados sobre as suas águas.
38 Serão envergonhados, pois é ela uma terra de imagens esculpidas. E também nas ilhas, onde se gabaram.
39 Pelo que os ídolos habitarão nas ilhas, e as filhas das sereias nela estarão; não será mais habitada, eternamente.
40 Como quando Deus subverteu a Sodoma e a Gomorra, e as cidades que lhes eram fronteiras, diz o Senhor, ninguém ali habitará, nenhum filho do homem irá peregrinar nela.
41 Eis que um povo vem do norte, uma grande nação; muitos reis se levantarão das extremidades da terra, segurando arco e adaga.
42 Esse povo é feroz e não terá misericórdia. Sua voz soará como o mar, e eles virão montados em cavalos preparados para a guerra, como fogo contra ti, ó filha de Babilônia.
43 O rei de Babilônia ouviu o seu som, e as suas mãos ficaram debilitadas. A angústia o subjugou, dores como da que está de parto.
44 Eis que virá, como um leão do Jordão, contra o rebanho. Porquanto eu sem demora os farei sair do meio dela, dispondo contra ela todos os jovens. Pois quem é como eu? Quem me resistirá? E quem é o pastor que permanecerá diante de mim?
45 Portanto, ouvi o conselho do Senhor que ele decretou contra a Babilônia, e os seus desígnios que ele divisou contra os caldeus que nela habitam. Certamente os cordeiros de seu rebanho serão destruídos, certamente o seu pasto lhes será tirado.
46 Pois ao som da tomada de Babilônia a terra estremecerá, e um grito será ouvido entre as nações.

Nenhum comentário: