INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Septuaginta - 1 Macabeus - Capítulo 1

1 E aconteceu, depois que Alexandre, filho de Filipe, o macedônio, tendo saído da terra de Quitim, feriu a Dario, rei dos persas e dos medos, que ele reinou em seu lugar, sendo o primeiro sobre a Grécia,

2 e também fez muitas guerras e conquistou várias fortalezas, matando os reis da terra;

3 adentrando até os confins da terra e tomando despojos de muitas nações, de tal forma que a terra ficou em silêncio diante dele. Depois disso, ele foi exaltado e o seu coração ensoberbeceu-se.

4 Ele reuniu um exército forte e poderoso, e governou sobre países, nações e reis, que se tornaram seus tributários.

5 Depois destas coisas, ficou doente, conhecendo que deveria morrer.

6 Por causa disso, chamou seus servos, todos que eram honoráveis, os quais haviam sido criados com ele desde a sua juventude, e dividiu seu reino entre eles enquanto estava vivo.

7 Alexandre reinou ainda doze anos, e morreu.

8 E os seus servos assumiram o domínio, cada um em seu próprio lugar.

9 Após a sua morte, todos colocaram coroas sobre si mesmos. Assim também fizeram os seus filhos, por muitos anos; e os males se multiplicaram na terra.

10 Saiu deles uma raiz má, Antíoco, de nome de Epifânio, filho do rei Antíoco, o qual tinha sido refém em Roma, e reinou no centésimo trigésimo sétimo ano do reino dos gregos.

11 Naqueles dias, foram para lá, de Israel, homens perversos que persuadiram a muitos, dizendo: Façamos uma aliança com os pagãos que estão à nossa volta; porquanto, desde que nos afastamos deles, tivemos muitas tristezas.

12 E esta ideia agradou-lhes.

13 Depois disso, certas pessoas ficaram tão decididas que foram ao rei, e este lhes deu licença para fazer segundo as ordenanças dos pagãos.

14 Com isto, edificaram um ginásio em Jerusalém, segundo os costumes dos pagãos,

15 tornaram-se incircuncisos, e abandonaram a santa aliança, unindo-se aos pagãos; e venderam-se à maldade.

16 Ora, quando o reino ficou estabelecido diante de Antíoco, ele pensou em reinar sobre o Egito, a fim de que pudesse ter o domínio de dois reinos.

17 Por este motivo, ele entrou no Egito com uma grande multidão, com carros, elefantes, cavaleiros e uma grande marinha;

18 e fez guerra contra Ptolomeu, rei do Egito. Todavia, Ptolomeu teve medo dele, e fugiu. E muitos foram feridos de morte.

19 Assim eles se apossaram das cidades fortes na terra do Egito, e ele tirou os seus despojos.

20 Depois que Antíoco abateu o Egito ele voltou, novamente, no centésimo quadragésimo terceiro ano, subindo contra Israel e contra Jerusalém com grande multidão;

21 e entrou, cheio de soberba, no santuário, tirando o altar de ouro e o candelabro de luz, e todos os seus utensílios;

22 e a mesa dos pães da proposição, os vasos para líquidos, os frascos, os incensários de ouro, o véu, a coroa e os ornamentos de ouro que estavam diante do templo. Tudo isto ele tirou.

23 Tomou também a prata, o ouro e os vasos preciosos. Também levou os tesouros escondidos que encontrou.

24 E, depois de haver tirado tudo, foi para a sua terra, tendo feito um grande massacre. E falou mui orgulhosamente.

25 Por causa disto, houve um grande luto em Israel, em todos os lugares onde os judeus se encontravam,

26 de modo que os príncipes e os anciãos lamentaram, as virgens e os jovens se enfraqueceram, e a beleza das mulheres murchou.

27 Todo noivo levantou lamentações, e a que estava sentada na sala de casamento ficou taciturna.

28 Também a terra moveu-se pelos seus habitantes. E a casa de Jacó estava toda coberta de assombro.

29 Depois de dois anos completos se haverem passado, o rei enviou seu principal coletor de tributos às cidades de Judá; e vieram à Jerusalém com grande multidão,

30 e lhes falaram palavras pacíficas. Porém, tudo era ludibrio; pois, quando lhe acreditaram, ele caiu de repente sobre a cidade, ferindo-a grandemente. E destruiu a muitas pessoas em Israel.

31 Depois de haver tirado os despojos da cidade, incendiou-a, derrubando as casas e os muros ao redor.

32 Mas as mulheres e os seus filhos eles levaram cativos; e apossaram-se do gado.

33 Então edificaram a cidade de Davi com um muro grande e forte, e com poderosas torres, fazendo dela uma fortaleza para si mesmos.

34 E puseram nela uma nação pecadora, de homens perversos, nos quais confiavam.

35 Também a abasteceram com armaduras e víveres, e quando ajuntaram os despojos de Jerusalém eles os colocaram ali. Por isto, tornou-se ela uma armadilha cruel,

36 porquanto este era um lugar para se fazer cerco contra o santuário, um adversário maligno para com Israel.

37 Desta forma, derramaram sangue inocente de todos os lados do santuário, e o contaminaram,

38 de modo que os habitantes de Jerusalém fugiram por causa deles. Depois disto, a cidade foi habitada por estranhos, tornando-se estrangeira aos que nasceram nela. E seus próprios filhos a deixaram.

39 Seu santuário ficou desolado como um deserto, suas festas foram transformadas em luto, seus sábados em reprovações e a sua honra em desprezo.

40 Como tinha sido aumentada a sua glória, aumentou igualmente a sua desonra, e a sua excelência foi mudada em luto.

41 Além disso, o rei Antíoco escreveu a todo o seu reino para que todos fossem um só povo,

42 e cada um deveria abandonar suas leis. E, deste modo, todos os pagãos concordaram, de acordo com o mandamento do rei.

43 Sim, muitos, também, dos israelitas concordaram com a religião dele; e sacrificaram aos ídolos, e profanaram o sábado.

44 Pois o rei enviou cartas por mensageiros à Jerusalém e às cidades de Judá, para que seguissem as leis estranhas à terra,

45 proibindo os holocaustos, os sacrifícios e as ofertas no templo. E ordenou-lhes profanarem os dias dos sábados e das festas,

46 e que poluíssem o santuário e o povo sagrado;

47 e que levantassem altares, bosques e capelas aos ídolos, e sacrificassem carne de porco e de animais imundos;

48 e que também deixassem a seus filhos incircuncisos, e contaminassem as suas almas com toda a sorte de impurezas e profanações,

49 de modo que, ao fim, eles pudessem esquecer a lei e mudar todas as ordenanças.

50 Quem quer que não fizesse de acordo com o mandamento do rei, disse ele, morreria.

51 Da mesma maneira escreveu a todo o seu reino, e designou supervisores sobre o povo, ordenando às cidades de Judá que sacrificassem, cidade após cidade.

52 Então, muitos dos povos se ajuntaram a eles, a todo aquele que abandonou a lei. E, desta forma, cometiam males na terra.

53 E fez com que os israelitas fossem para lugares secretos, aonde pudessem fugir a fim de socorrer-se.

54 Então, no décimo quinto dia do mês de quisleu, no centésimo quadragésimo quinto ano, eles estabeleceram a abominação da desolação sobre o altar, e edificaram altares aos ídolos nas cidades de Judá, por todos os lados;

55 e queimaram incenso nas portas de suas casas e nas ruas.

56 Fazendo em pedaços os livros da lei que encontraram, queimaram-nos com fogo.

57 E se alguém fosse encontrado com qualquer livro do testamento, ou seguindo a lei, o mandamento do rei era para que o matassem.

58 Assim eles fizeram, por sua autoridade, com os israelitas, todos os meses, com os que foram encontrados nas cidades.

59 No vigésimo quinto dia do mês sacrificaram sobre o altar do ídolo que estava sobre o altar de Deus,

60 no mesmo tempo em que, de acordo com a ordem, mataram certas mulheres, as quais haviam feito com que seus filhos fossem circuncidados.

61 Eles enforcaram os bebês, arrasando suas casas, e mataram os que os circuncidaram.

62 Contudo, muitos em Israel estavam totalmente decididos e de acordo consigo mesmos para não comerem nada impuro.

63 Deste modo, preferiam antes morrer a serem contaminados com carnes impuras, para que não profanassem a santa aliança; e assim morreram.

64 E houve grande ira sobre Israel.

Nenhum comentário: