INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 20 de junho de 2017

Septuaginta - Ageu - Capítulo 2

1 No sétimo mês, no vigésimo primeiro dia do mês, o Senhor falou pelo profeta Ageu, dizendo:
2 Fala agora a Zorobabel, filho de Salatiel, da tribo de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e a todo o resto do povo, dizendo:
3 Quem dentre vós viu esta casa na sua primeira glória? Como, pois, olhais agora para ela como se fosse nada diante de vossos olhos?
4 Contudo, agora, sê forte, ó Zorobabel, diz o Senhor; e esforça-te, ó Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote. E todo o povo da terra se fortaleça, diz o Senhor, para trabalhar, porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos,
5 e o meu Espírito permanece no meio de vós. Tende bom ânimo,
6 porque assim diz o Senhor dos exércitos: Ainda uma vez hei de abalar o céu, a terra e o mar, e a porção seca;
7 farei estremecerem as nações, e as porções escolhidas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor Todo-Poderoso.
8 Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor Todo-Poderoso.
9 Portanto a glória desta casa será grande, a da última maior do que a da primeira, diz o Senhor Todo-Poderoso; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor Todo-Poderoso. Paz de alma em possessão de todo aquele que constrói a fim de levantar este templo.
10 No vigésimo quarto dia do mês nono, no segundo ano de Dario, a palavra do Senhor veio a Ageu, o profeta, dizendo:
11 Assim diz o Senhor Todo-Poderoso: Pergunta, agora, ao sacerdote a respeito da lei, dizendo:
12 Se um homem trouxer carne santa na orla do seu manto, e a aba de suas vestes vier a tocar no pão, ou no que é cozido, ou no vinho, ou no azeite, ou em qualquer tipo de mantimento, torná-los-á santos? E os sacerdotes responderam: Não.
13 E Ageu disse: Se uma pessoa contaminada, impura em razão de um corpo morto, tocar nalguma dessas coisas, serâo elas contaminadas? E os sacerdotes responderam: Serão contaminadas.
14 Então Ageu respondeu, dizendo: Assim é este povo, e assim é esta nação diante de mim, diz o Senhor; e assim são todas as obras das suas mãos. Qualquer que tocá-los será imundo por suas definições apressadas, serão aflitos por causa de suas obras. Pois tendes odiado aquele que reprova nas portas.
15 Agora, portanto, considerai, eu vos peço, desde este dia ou dantes, antes mesmo de se haver colocado uma pedra sobre outra pedra no templo do Senhor, que tipo de homens vós éreis.
16 Quando lançais no depósito vinte medidas de cevada, eis que aparecem somente dez medidas, e quando ides para a cuba pensando em tirar cinquenta medidas, eis que há nela somente vinte.
17 Eu vos feri com a esterilidade e com o crestamento, e a todas as obras de vossas mãos feri com o granizo. Contudo, vós não voltastes para mim, diz o Senhor.
18 Disponde agora os vossos corações a fim de considerar, a partir deste dia, desde o vigésimo quarto dia do mês nono, desde o dia em que a fundação do templo do Senhor foi colocada.
19 Considerai em vossos corações se algo há para ser visto na eira, e se, ainda, a videira, a figueira, a romãzeira e as oliveiras que não produzem frutos estão convosco. Pois desde este dia eu vos abençoo.
20 E a palavra do Senhor veio pela segunda vez para Ageu, o profeta, no dia vinte e quatro do mês, dizendo:
21 Fala a Zorobabel, filho de Salatiel, da tribo de Judá, dizendo: Farei tremer o céu, a terra, o mar e a porção seca;
22 derrubarei os tronos dos reis e destruirei o poder dos reis das nações; eu irei derrubar carros e cavaleiros. Os cavalos e os seus cavaleiros cairão, cada um deles pela espada que luta contra o seu irmão.
23 Naquele dia, diz o Senhor Todo-Poderoso, tomar-te-ei, ó Zorobabel, filho de Salatiel, servo meu, diz o Senhor, e far-te-ei como um selo; porquanto eu te escolhi, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Nenhum comentário: