INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Septuaginta - Ezequiel - Capítulo 47

1 Levou-me ele à entrada da casa, e eis que jorrava água de debaixo do pórtico, para o oriente, porquanto a frente da casa olhava para o oriente; e a água descia pelo lado direito, ao sul do altar.
2 Ele me levou para fora pelo caminho da porta do norte, fazendo-me dar uma volta pelo caminho de fora até a porta do átrio que olha para o oriente; e eis que a água descia pelo lado direito,
3 na mesma direção em que o homem saia, afastando-se. Havia na sua mão um cordel de medir, e ele mediu mil côvados com a medida. 
4 E passou através da água, água como de uma fonte. Outra vez mediu mil côvados e passou pelas águas, e as águas subiam até as suas coxas. Mais uma vez mediu mil côvados e passou pelas águas, águas que iam até os seus lombos.
5 Mediu mil côvados, outra vez, e ele já não podia mais atravessar, porque as águas tornaram-se como as de uma torrente pela qual os homens não podem passar.
6 E ele me disse: Viste isto, filho do homem? Então me levou, conduzindo-me para a beira do rio,
7 conforme eu voltava; e eis que à beira do rio havia muitas árvores de um e de outro lado.
8 E disse-me: Esta é a água que sai para a Galileia, ao leste, descendo para o deserto e alcançando o mar, para nele desaguar; e deverá curar as suas águas.
9 Virá a suceder que todo o animal dentre as criaturas viventes e moventes, tudo aquilo que o rio alcançar, viverá. Haverá naquele lugar uma grande quantidade de peixes, pois essa água deverá descer para lá e os curará, e eles viverão. Tudo que estiver ao alcance do rio viverá.
10 E haverá lá também pescadores, desde En-Gedi até En-Eglaim. Deverá ser um lugar para se estenderem redes. Será um lugar diferente, e os peixes dele serão como os peixes do mar grande, em enorme quantidade.
11 Entretanto, na saída da água e em sua curva, e onde ele transborda dos seus bancos, esses lugares não serão curados; serão deixados para o sal.
12 Todas as árvores de frutos crescerão à beira do rio, em ambas as suas margens; não irão, as suas folhas, decair delas, nem o seu fruto falhará. Deverão fazer brotar as primícias da sua colheita temporã, pois para ali fluem as águas que saem do santuário. O seu fruto servirá para alimento, e a sua folha de remédio.
13 Assim diz o Senhor Deus: Vós herdareis estas fronteiras da terra. Elas serão dadas, por sorteio, para as doze tribos dos filhos de Israel.
14 Vós a herdareis, cada um de acordo com a porção de seu irmão, a terra a respeito da qual eu levantei a minha mão para dá-la a vossos pais. Esta terra vos cairá por sorteio.
15 E estas são as fronteiras da terra, partindo do norte, desde o mar grande que vem para baixo até a entrada de Zedade:
16 Berota, Sibraim, entre os termos de Damasco e os termos de Hamate, e Hazar-Haticom, lugares que estão acima da fronteira de Haurã.
17 Essas são as fronteiras desde o mar, desde Hazar-Enom, junto dos termos de Damasco e do norte.
18 E as fronteiras do leste, entre Haurã, Damasco, a terra de Gileade e a terra de Israel, o Jordão é a divisa até o mar, a oriente da cidade das Palmeiras. Essa será a fronteira leste.
19 As costas do sul e sudoeste são desde Tamar e a cidade das Palmeiras até as águas de Meribá-Cades, avançando para o mar grande. Essa é a parte sul e sudoeste.
20 Esta parte do mar grande forma uma fronteira até que se chega em frente à entrada de Hamate, tão longe como esta entrada. Essas são as fronteiras a oeste de Hamate.
21 Desta forma dividir-lhes-eis esta terra, para as tribos de Israel.
22 Lançareis sortes sobre ela, para vós mesmos e para os estrangeiros que habitam no meio de vós, os quais tem gerado filhos no meio de vós. Eles serão para vós como os naturais dentre os filhos de Israel. Comerão convosco na sua herança, no meio das tribos de Israel,
23 e estarão na tribo dos prosélitos, entre os prosélitos que estiverem junto deles. Dar-lhes-eis, ali, uma herança, diz o Senhor Deus.

Nenhum comentário: