INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Septuaginta - Habacuque - Capítulo 3

1 Uma oração do profeta Habacuque, em forma de canção:
2 Ó Senhor, tenho ouvido as tuas novas, e fiquei assustado; considerei as tuas obras, e fui surpreendido. Tu serás conhecido entre os dois seres viventes, haverás de ser reconhecido quando se aproximarem os anos, e manifesto quando for chegada a hora. Quando a minha alma estiver perturbada, na tua ira lembrar-te-ás da misericórdia.
3 Deus virá de Temã, do escuro e sombrio monte de Parã virá o Santo. (Pausa). Sua excelência cobriu os céus e a terra encheu-se do seu louvor.
4 Seu brilho era como a luz. Chifres estavam em suas mãos, e de sua força ele fez surgir um poderoso amor.
5 De sua presença sairá um relato, e avançará para as planícies.
6 A terra ficou em pé e estremeceu. Ele o viu, e as nações se desfizeram; as montanhas foram violentamente rompidas, os montes eternos derreteram-se ao seu eterno avanço.
7 Por causa das aflições, olhei para as tendas dos etíopes. Também as tendas da terra de Midiã estavam atemorizadas.
8 Ficaste zangado, Senhor, com os ribeiros? Surgiu a tua ira contra os rios, ou contra o mar? Pois montarás em teus cavalos, e os teus carros trarão a salvação.
9 Certamente vergastes seus arcos como cetros, diz o Senhor. (Pausa). A terra de rios será fendida em pedaços.
10 As nações te verão e ficarão com dores, quando dividires as águas em movimento. O abismo fez ouvir a sua voz, levantando a sua forma nas alturas.
11 O sol estava exaltado, e a lua parou em seu curso. Os teus dardos sairão à luz, com o brilho do cintilar de teus braços.
12 Tu farás a terra descer com ameaças, e em tua ira quebrarás as nações.
13 Saíste para a salvação do teu povo, a fim de salvar o teu ungido. Trarás à morte sobre a cabeça dos transgressores; tens colocado correntes no seu pescoço. (Pausa).
14 Tu cortas as cabeças dos príncipes, com grande espanto. Eles estremecerão quando isso acontecer; sacudirão seus freios, serão como um pobre homem sendo destruído em segredo.
15 Tu fazes os teus cavalos entrarem no mar, perturbando as muitas águas.
16 Eu o vi, e o meu interior estremeceu ao som da oração de meus lábios; o tremor adentrou em meus ossos, e o meu esqueleto ficou perturbado dentro de mim. Descansarei no dia da angústia, subindo ao povo da minha peregrinação.
17 Pois ainda que a figueira não dê fruto, e não haja produção nas videiras; ainda que o produto da oliveira falhe, e os campos não produzam nenhum alimento; ainda que as ovelhas tenham desaparecido do pasto, e não se encontrem bois nas manjedouras;
18 ainda assim eu exultarei no Senhor, alegrar-me-ei em Deus, meu Salvador.
19 O Senhor Deus é a minha força, e irá fortalecer os meus pés, grandemente. Ele me assenta em lugares altos, a fim de que eu possa conquistar com a sua canção.

Nenhum comentário: