INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 10 de junho de 2017

Septuaginta - Joel - Capítulo 1

1 Palavra do Senhor, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.
2 Ouvi estas palavras, vós, anciãos; escutai, vós todos os que habitais na terra. Será que estas coisas acontecem em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?
3 Narrai aos vossos filhos a respeito, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à seguinte geração.
4 O que deixou a lagarta, o gafanhoto-migrador comeu; o que deixou o gafanhoto-migrador, o devorador comeu; e o que deixou o devorador, o destruidor comeu.
5 Acordai, bêbados, do vosso vinho, e pranteai; pranteai, vós todos os que bebeis vinho embriagador, pois a alegria e o júbilo foram removidos de vossa boca.
6 Porque uma nação forte e inumerável subiu contra a minha terra. Seus dentes são dentes de leão, e seus queixais são como aqueles de um leãozinho.
7 Ela tem arruinado a minha vinha, e quebrado completamente as minhas figueiras. Destroçou a minha vinha inteiramente, lançando-a ao chão; ela descascou os seus ramos.
8 Lamentai por mim mais do que uma virgem cingida de saco lamenta pelo marido da sua mocidade.
9 A oferta de manjares e a de libação são retiradas da casa do Senhor. Lamentai-vos, sacerdotes que servis no altar do Senhor,
10 pois as planícies estão assoladas. Que a terra se lamente, porquanto o trigo definha; o vinho secou, o óleo se torna escasso;
11 os lavradores são consumidos. Lamentai a vossa propriedade, por conta do trigo e da cevada, pois a colheita desapareceu do campo.
12 A vide secou-se e as figueiras tornaram-se poucas; a romãzeira, a palmeira, a macieira e todas as árvores do campo se secaram, porque os filhos dos homens já aboliram a alegria.
13 Cingi-vos de saco e lamentai, sacerdotes; lamentai, vós que servis ao altar. Ide, dormi vestidos de pano de saco, vós que ministrais a Deus, porque a oferta de manjares e a de libação já são removidas da casa de vosso Deus.
14 Santificai um jejum, proclamai um serviço solene, congregai os anciãos e todos os habitantes da terra à casa do vosso Deus, e clamai fervorosamente ao Senhor.
15 Ai, Ai do dia! pois o dia do Senhor está perto, e virá como assolação sobre assolação.
16 Vosso mantimento foi destruído diante de vossos olhos, como também a alegria e o regozijo da casa de vosso Deus.
17 As novilhas olham para as suas manjedouras, os celeiros estão abolidos e os lagares destruídos, e secou-se o trigo.
18 O que guardaremos para nós mesmos? As manadas de vacas têm se lamentado, porquanto não tem pasto, e os rebanhos de ovelhas foram totalmente destruídos.
19 A ti, ó Senhor, clamarei! pois o fogo consumiu os lugares aprazíveis do deserto, e uma chama queimou todas as árvores do campo.
20 O gado do campo já tem olhado para cima, para ti, pois as fontes das águas secaram-se, e o fogo consumiu os lugares aprazíveis do deserto.

Nenhum comentário: