INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 11 de junho de 2017

Septuaginta - Joel - Capítulo 3

1 Pois eis que naqueles dias e naquele tempo, quando eu tiver mudado o cativeiro de Judá e de Jerusalém,
2 congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá, e ali contenderei com elas pelo meu povo, e pela minha herança Israel, que foram dispersos entre os gentios; pois estas nações têm dividido a minha terra,
3 e lançaram sortes sobre o meu povo, entregando seus filhos por meretrizes; e venderam suas filhas por vinho, o qual tem bebido.
4 O que tendes vós comigo, Tiro e Sidom, e toda a Galiléia dos gentios? Acaso destes-me uma recompensa? Ou não concebestes maldade contra mim? Sem demora retribuirei o vosso feito sobre a vossa cabeça.
5 Visto como levastes a minha prata e o meu ouro, carregando com os meus ornamentos escolhidos para os vossos templos,
6 e tendes vendido os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém para os filhos dos gregos, a fim de que pudésseis expulsá-los de suas fronteiras;
7 portanto, eis que eu os farei subir do lugar para onde os vendestes, e retribuirei o vosso feito sobre a vossa cabeça.
8 Venderei vossos filhos e vossas filhas aos filhos de Judá, pondo-os em suas mãos, e eles os venderão em cativeiro à uma nação mui distante. Porque o Senhor o disse.
9 Proclamai essas coisas entre os gentios; declarai guerra, despertai os guerreiros; aproximai-vos e subi, todos os homens de guerra.
10 Transformai vossos arados em espadas e as vossas foices em lanças. Diga o fraco: Eu sou forte.
11 Ajuntai-vos e entrai, todas as nações em redor, e reuni-vos lá. Que o fraco se transforme num guerreiro.
12 Que eles sejam despertos, que todas as nações venham ao vale de Josafá, pois ali me assentarei para julgar a todos os gentios em redor.
13 Trazei foices, pois chegou a vindima; entrai, pisai as uvas, porque o lagar está cheio; fazei com que transbordem as cubas, porquanto a sua malícia é multiplicada.
14 Sons de multidões já ressoaram no vale do Juízo; porque o dia do Senhor está perto no vale do Juízo.
15 O sol e a lua se escurecerão e as estrelas retirarão a sua luz.
16 O Senhor gritará de Sião, levantará a sua voz de Jerusalém. Os céus e a terra serão abalados, contudo o Senhor poupará o seu povo, e fortalecerá os filhos de Israel.
17 E sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte. Jerusalém será santa, e os estranhos não deverão mais passar através dela.
18 Mas sucederá, naquele dia, que as montanhas destilarão um doce vinho, os outeiros manarão leite, e todas as fontes de Judá estarão cheias de águas. Uma fonte sairá da casa do Senhor, para regar o vale das Bandeiras.
19 O Egito se tornará uma desolação, e Edom será uma planície desolada, por causa das coisas ruins que fizeram aos filhos de Judá; porquanto derramaram sangue justo em suas terras.
20 Judá, porém, será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração.
21 Farei uma inquisição por seu sangue, e não o deixarei impune. Pois o Senhor habitará em Sião.

Nenhum comentário: