INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Septuaginta - Jonas - Capítulo 1

1 Ora, a palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 Levanta-te e vai à Nínive, a grande cidade, e prega nela; pois o clamor de sua iniquidade subiu até mim.
3 Jonas, entretanto, levantou-se a fim de fugir da presença do Senhor, indo para Társis. Descendo à Jope, achou ali um navio que ia para Társis. Ele pagou a sua passagem e subiu nele, a fim de navegar com eles para Társis, fugindo da presença do Senhor.
4 Contudo o Senhor levantou um vento sobre o mar. Houve uma grande tempestade no mar, e o navio estava em perigo de ser arrebentado.
5 Então os marinheiros ficaram alarmados e clamavam cada um ao seu deus, e lançavam ao mar as cargas que estavam no navio, a fim de que fosse aliviado delas. Mas Jonas havia descido para o porão do navio e estava dormindo; e roncava.
6 O mestre do navio chegou até ele, e disse-lhe: Por que roncas tu? Levanta-te, invoca o teu Deus, para que Deus possa salvar-nos; e, assim, não pereceremos.
7 E cada homem disse ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes; e vamos descobrir por causa de quem este mal está sobre nós. Então lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
8 E eles lhe falaram: Dize-nos qual ocupação é a tua e de onde vens. De que país és, e a qual povo pertences?
9 E respondeu-lhes: Sou um servo do Senhor; eu adoro ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
10 Então os homens, tomados de grande temor, disseram-lhe: Que é isto que fizeste? Pois os homens sabiam que fugia da presença do Senhor, porquanto ele o tinha declarado.
11 E disseram-lhe: Que havemos de fazer-te, para que o mar se nos acalme? Pois o mar subia, e levantava as suas ondas extremamente.
12 E Jonas lhes disse: Levantai-me e lançai-me ao mar, e ele deverá acalmar-se para vós; porque eu sei que é por minha causa que esta grande tempestade tem vindo sobre vós.
13 Então os homens se esforçaram para voltar à terra, mas não foram capazes; pois o mar subia e ficava cada vez mais tempestuoso contra eles.
14 E clamaram ao Senhor, dizendo: Perdoa-nos, Senhor! Que não pereçamos por causa da vida deste homem, e não tragas sangue justo sobre nós. Pois tu, Senhor, tens feito como desejaste.
15 Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar, e o mar cessou da sua fúria.
16 E os homens temeram ao Senhor, grandemente; ofereceram-lhe um sacrifício, e fizeram votos.
17 Ora, o Senhor tinha ordenado uma grande baleia a fim de que engolisse Jonas. E Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites.

Nenhum comentário: