INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 11 de junho de 2017

Septuaginta - Obadias - Capítulo 1

1 A visão de Obadias. Assim diz o Senhor Deus para Edom: Tenho ouvido um relato do Senhor; ele enviou uma mensagem para as nações.
2 Levantai-vos, e subamos contra ela para a guerra.
3 Eis que te fiz pequeno entre as nações. És muito desonrado. A soberba do teu coração te tem exaltado, residindo, como estás, nas fendas das rochas, como um que exalta a sua habitação, dizendo no seu coração: Quem me derrubará em terra?
4 Ainda que te eleves como a águia, e ainda que faças o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor.
5 Se ladrões viessem a ti, ou assaltantes à noite, de que terias sido despojado? Não teriam eles roubado apenas o suficiente para si mesmos? E se vindimadores viessem a ti, não deixariam um rabisco?
6 Como foi Esaú vasculhado! Como foram descobertas as suas coisas escondidas!
7 Eles te fizeram ir para os teus limites. Todos os homens da tua aliança te resistiram; teus aliados prevaleceram contra ti, construíram armadilhas debaixo de ti. Não há neles entendimento.
8 Naquele dia, diz o Senhor, destruirei os sábios de Edom e removerei o entendimento do monte de Esaú.
9 Os teus guerreiros de Temã estarão atemorizados, com o fim de que o homem possa ser eliminado do monte de Esaú.
10 Por causa da matança e do pecado cometido contra o teu irmão Jacó a vergonha te cobrirá, e serás exterminado para sempre.
11 Desde o dia em que te puseste em oposição a ele, nos dias em que os estrangeiros estavam levando cativo o seu exército e os estranhos entravam pelas suas portas, quando lançavam sortes sobre Jerusalém, tu eras também como um deles.
12 Contudo, não devias ter olhado com prazer sobre o dia de teu irmão, no dia dos estranhos, nem alegrar-te contra os filhos de Judá no dia da sua ruína. Não deverias ter te ostentado no dia da sua aflição.
13 Não deverias ter ido para as portas do povo no dia da sua calamidade. Nem, ainda, deverias ter olhado para o seu ajuntamento no dia da sua ruína, e atacado o seu exército no dia em que estavam perecendo;
14 não deverias ter te postado na saída de suas passagens, a fim de destruir completamente aqueles que estavam a fugir, nem deverias ter feito calar os seus fugitivos no dia da sua aflição.
15 Porquanto o dia do Senhor está perto, sobre todos os gentios. Como tu fizeste, assim será feito a ti. A tua recompensa será devolvida na tua cabeça.
16 Porque assim como bebeste sobre o meu santo monte, da mesma forma todas as nações irão beber do vinho; beberão e cairão, e serão como se não fossem.
17 Mas no monte Sião haverá livramento, encontrar-se-á nele um santuário. E a casa de Jacó deverá herdar aqueles que os tomaram por herança.
18 A casa de Jacó será fogo, e a casa de José uma chama, e a casa de Esaú servirá de restolho. Israel lançará a sua chama adiante, contra eles, e os devorará. Não haverá um só campo de cereal deixado para a casa de Esaú, porquanto o Senhor o disse.
19 Os que habitam no sul herdarão o monte de Esaú, e os da planície os filisteus. Eles herdarão a região montanhosa de Efraim, a planície de Samaria, Benjamim e a terra de Gileade.
20 E este será o domínio do cativeiro dos filhos de Israel: a terra dos cananeus, até Sarepta. Os cativos de Jerusalém herdarão até Efrata, eles herdarão as cidades do sul.
21 Os que escaparem subirão do monte de Sião a fim de vingar-se do monte de Esaú. E o reino será do Senhor.

Nenhum comentário: