INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Septuaginta - Sofonias - Capítulo 3

1 Ai da cidade gloriosa e resgatada, que é como uma pomba!
2 Mas ela não deu ouvidos à voz, não recebeu a correção e não confiou no Senhor; ela não se aproximou do seu Deus.
3 Os seus príncipes no meio dela são como leões rugindo, os seus juízes como os lobos da Arábia; contudo, eles não permaneceram até o dia seguinte.
4 Seus profetas são homens fátuos e desprezíveis; seus sacerdotes têm profanado as coisas sagradas, e pecaminosamente transgrediram a lei.
5 Mas o Senhor é justo no meio dela; portanto não irá, jamais, fazer uma coisa injusta. Manhã após manhã ele trará à luz o seu juízo. Não está ele escondido, não aceita a injustiça por extorsão nem por contenda.
6 Eu derrubei o orgulhoso com grande destruição, suas esquinas estão arruinadas. Fiz abandonados os seus caminhos, de modo que ninguém deverá passar por eles; suas cidades chegaram ao fim em razão de nenhum homem viver ou habitar nelas.
7 Eu disse: Tão somente guardai o meu temor e recebei a correção, e não sereis cortados da face da terra em toda a vingança que eu trouxer sobre ela. Aprontai-vos, levantai cedo. Contudo, a totalidade da sua produção está destruída.
8 Portanto, esperai-me, diz o Senhor, até o dia em que eu me levantar para testemunho. Porque o meu julgamento será dado no ajuntamento das nações, para chamar a mim reis, a fim de derramar sobre todos eles a minha ira. Pois toda a terra será consumida pelo fogo do meu zelo.
9 Então, darei aos povos uma língua, para aquela geração, a fim de que todos invoquem o nome do Senhor, e para servi-lo sob um mesmo jugo.
10 Desde os limites dos rios da Etiópia receberei os meu dispersos. Eles irão oferecer-me sacrifícios.
11 Naquele dia não te envergonharás de todas as tuas práticas, com as quais tens transgredido contra mim; porquanto, naquele dia, eu removerei de ti o teu orgulho desdenhoso, e nunca mais te engrandecerás no meu santo monte.
12 Contudo, deixarei em ti um povo manso e humilde,
13 e o restante de Israel temerá o nome do Senhor, não fará mais nenhuma iniquidade nem falará vaidades; nem, tampouco, uma língua enganadora será encontrada em sua boca, porque serão apascentados, deitar-se-ão e não haverá ninguém para aterrorizá-los.
14 Alegra-te, ó filha de Sião; clama bem alto, ó filha de Jerusalém. Alegra-te e regozija-te com todo o teu coração, ó filha de Jerusalém!
15 O Senhor levou as tuas iniquidades, ele te resgatou das mãos de teus inimigos; o Senhor, o Rei de Israel, está no meio de ti. Já não verás mal algum.
16 Naquele tempo, o Senhor dirá a Jerusalém: Tem bom ânimo, Sião; não deixes que se enfraqueçam as tuas mãos.
17 O Senhor teu Deus está no meio de ti, o Poderoso te salvará. Ele trará alegria sobre ti, e renovar-te-á com o seu amor. Ele se deleitará em ti com alegria, como em um dia de festa.
18 Congregarei os teus aflitos. Ai daquele que lançou contra ela uma reprovação!
19 Eis que eu irei operar no meio de ti, por tua causa, naquele tempo, diz o Senhor. Irei salvar a que fora oprimida e receberei a que era antes rejeitada. E farei deles um louvor e honra em toda a terra.
20 Os vossos inimigos serão envergonhados naquele tempo, quando eu lidar bem convosco, no momento em que vos receber. Porquanto vos farei honrados e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu mudar o vosso cativeiro diante de vós, diz o Senhor.

Nenhum comentário: