INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 24 de junho de 2017

Septuaginta - Zacarias - Capítulo 11

1 Abre as tuas portas, ó Líbano, e que o fogo devore os teus cedros.
2 Uive o pinheiro, porque o cedro caiu, e os homens poderosos têm estado mui aflitos. Uivai, vós carvalhos da terra de Basã, pois a floresta densamente plantada foi derribada.
3 Há uma voz dos pastores pranteando, de luto, pois a sua grandeza está destruída; uma voz de leões rugindo, pois o orgulho do Jordão está arruinado.
4 Assim diz o Senhor Todo-Poderoso: Apascenta as ovelhas que foram destinadas para a matança,
5 as que os seus possuidores têm matado, e não se arrependeram. E os que as venderam disseram: Bendito seja o Senhor! pois nos tornamos ricos. Mas os seus pastores não se entristeceram por elas.
6 Por esse motivo eu não irei mais ter misericórdia dos habitantes desta terra, diz o Senhor. Eis que entregarei os homens, cada um, na mão do seu próximo e na mão do seu rei. Eles destruirão a terra, contudo eu não irei resgatá-los da sua mão.
7 Cuidarei do rebanho destinado à matança na terra de Canaã, e tomarei para mim duas varas. À uma chamei Graça, e, à outra, União; pois irei cuidar do rebanho.
8 E destruirei os três pastores num só mês. A minha alma se entristecerá por eles, porquanto as almas deles clamaram contra mim.
9 Então, eu disse: Não vos tenderei. O que está morrendo, deixai-o morrer, e aquele que está indo embora, deixai-o ir; e os que restarem comam, cada um, a carne do seu próximo.
10 Tomarei o meu belo cajado e lançá-lo-ei para longe, de modo que eu possa quebrar o meu pacto que fiz com todo o povo,
11 e ele será anulado, naquele dia. Os cananitas, as ovelhas que são guardadas para mim, conhecerão que esta é a palavra do Senhor.
12 Então lhes direi: Se for bom aos vossos olhos, dai-me o meu salário, ou recusai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
13 E o Senhor me disse: Atira-as na fornalha, e verei se é bom metal este, conforme fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata, lançando-as na fornalha, na casa do Senhor.
14 E lancei fora a minha segunda vara, União, a fim de que eu pudesse quebrar a possessão entre Judá e Israel.
15 E o Senhor me disse: Toma, ainda, para ti, aprestos de pastor, pertencentes a um pastor inapto;
16 pois eis que eu levantarei um pastor contra a terra. Ele não visitará a que está perecendo, e não buscará a que se houver extraviado; não irá ele curar a que está machucada nem guiará a sadia. Ao contrário, devorará a carne das escolhidas, e deslocará as juntas dos seus pescoços.
17 Ai dos pastores vãos que têm abandonado as suas ovelhas! A espada cairá sobre os braços do tal, e sobre o seu olho direito. O seu braço secar-se-á de todo, e o seu olho direito será inteiramente escurecido.

Nenhum comentário: